Deputada Graça Pimenta propõe sessão em homenagem a Rádio Sociedade de Feira de Santana. Emissora completa 63 anos em setembro

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Como forma de celebrar o aniversário da Rádio Sociedade de Feira de Santana, a deputada estadual Graça Pimenta (PR) propôs uma Sessão Especial que vai ser realizada na quinta-feira (01/09), às 10 horas, na Assembleia Legislativa (AL). A emissora completa 63 anos de fundação no dia 7 de setembro.

“Esta homenagem é mais do que justa, pois a Rádio Sociedade de Feira faz parte da minha trajetória de vida e da história de Feira de Santana. Em todos esses anos de existência, a emissora sempre difundiu o amor a Deus e ao próximo. Além disso, a Sociedade é um meio de comunicação que permite ao seu ouvinte expressar suas ideias e necessidades”, declara Graça Pimenta.

Fruto do sonho do comerciante Pedro Matos, a rádio feirense foi a primeira instalada no interior da Bahia. Operando na frequência AM 970, a Rádio Sociedade de Feira começou a funcionar com um transmissor de 250 watts. Na década de 50, a emissora deu espaço aos artistas feirenses através dos animados programas de auditório que faziam parte da sua programação.

Em 1960, a aquisição da Sociedade de Feira pelos Frades Capuchinhos impulsionou a emissora, que passou a operar com um transmissor de 1.000 watts. No fim dos anos 60, com a compra de um transmissor com potência de 10.000 watts, inaugurado pelo então ministro das Comunicações, Carlos Simas, a rádio feirense passou a ter uma maior área de abrangência.

A primeira transmissão internacional foi realizada em 1981. A cobertura dos eventos esportivos sempre foi marca da Rádio Sociedade de Feira, que teve equipes jornalísticas em algumas Copas do Mundo, como a de 2010, na África. Trabalhos sociais também fazem parte das ações da emissora.

No ano de 2006, a rádio feirense foi uma das pioneiras a investir na chamada “Era Digital” quando adquiriu modernos equipamentos e transmissores. No mesmo ano, a Rádio Sociedade de Feira passou a compor a Rede Baiana de Rádio (RBR) juntamente com outras emissoras, a exemplo da Princesa FM, que também pertence aos Frades Capuchinhos e está completando 33 anos de fundada neste ano.

Em sua trajetória, a Rádio Sociedade de Feira teve importantes diretores, como os freis Hermenegildo de Castorano e Aureliano de Grottamare, que contribuíram bastante para o sucesso que a emissora tem hoje. Atualmente a diretoria da rádio feirense é liderada pelo Frei José Monteiro Sobrinho.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112624 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]