Deputada estadual Graça Pimenta destaca papel dos profissionais da área de enfermaria e sua importância nos tratamentos médicos

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Conforme o calendário festivo do Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (10) comemora-se o Dia da Enfermeira. A deputada estadual Graça Pimenta (PR), que é formada em Enfermagem, apresentou moção de aplausos as profissionais da área na Assembleia Legislativa (AL).

“Parabenizo as enfermeiras, minhas colegas de profissão, desejando-lhes cada vez mais perseverança e amor neste trabalho tão difícil e essencial para a promoção da saúde humana”, declarou a parlamentar.

A palavra enfermeira se compõe de duas palavras do latim: “nutrix”, que significa “mãe”, e do verbo “nutrire”, que tem como significados “criar” e “nutrir”. A fusão das duas palavras matrizes, adaptadas ao inglês do século XIX, originou a palavra “nurse”, que traduzida para o português significa enfermeira.

Desde os tempos do Velho Testamento, a profissão de enfermeira já era reconhecida através daqueles que cuidavam e protegiam pessoas doentes, em especial idosos e deficientes. Durante muitos séculos a enfermagem estava associada ao trabalho feminino.

Nos últimos três séculos, alguns nomes femininos da enfermagem mundial tornaram-se referência da história da profissão. Um desses nomes é o da baiana Ana Néri. Nascida em 1813, no município de Cachoeira, a vocação desta corajosa mulher revelou-se em meados de 1864, quando seus três filhos foram convocados para a Guerra do Paraguai.

Ana Néri não resistiu à separação da família e colocou-se à disposição do governo para ir à guerra, sendo considerada a primeira enfermeira voluntária do Brasil. Após cinco anos na batalha, Ana Néri retornou ao Brasil e o Governo Imperial lhe concedeu honrarias. A corajosa enfermeira faleceu no Rio de Janeiro, em 20 de maio de 1880. Seu nome foi dado à primeira Escola de Enfermagem oficializada pelo Governo Federal, em 1923, pertencente à Universidade do Brasil.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112543 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]