Comércios na Baixa dos Sapateiros em Salvador possuem preço 50% menor que Shoppings

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Comércio de rua mais antigo e frequentado de Salvador, a Rua J.J. Seabra, popularmente conhecida como Baixa dos Sapateiros, fundada em 26 de julho de 1835, é constituída por aproximadamente 350 estabelecimentos comerciais, com diversidade de segmentos, num espaço cedido por árabes vendedores de couro e italianos fabricantes de sapato.

A Baixa dos Sapateiros passou por tempos áureos e de degradação. Hoje resistindo, mantem um centro comercial destinado às classes C, D e E. Em seus 2.350 metros de extensão, encontra-se lojas com artigos variados e de boa qualidade, apesar de muitos soteropolitanos considerarem os produtos comercializados no local, de qualidade inferior. Algumas pessoas não frequentam ou nunca foram ao local, pela sensação de insegurança.

Segundo o presidente da Associação dos Lojistas da Baixa dos Sapateiros (ALBASA), Ruy Barbosa Ribeiro, a J.J. Seabra, além de ser um lugar seguro, possui lojas e serviços diversos, com preços mais em conta. E os produtos custam aproximadamente 50% menos do que nos Shoppings da cidade. “Vendemos artigos populares, como utilidades do lar, bem como é possível comprar sem juros, coisas que o consumidor não encontra nos shoppings”, comenta.

De acordo ao presidente, a Baixa dos Sapateiros é uma relevante ferramenta do Centro Histórico, que pode servir inclusive como entreposto durante a Copa do Mundo em 2014. “A rua serve como acesso à Fonte Nova, ao Pelourinho, à Praça da Sé e adjacências”. Para Ribeiro, a Baixa dos Sapateiros precisa ser revitalizada e a associação busca soluções no sentido de contribuir para melhorar a visão sobre o local. “Estamos fazendo um trabalho de reestruturação, divulgando na mídia, para que a Baixa dos Sapateiros retorne à sua origem, de grande comércio como era antigamente”.

Com informações do Gente e Mercado.

*Com informações: Reportagem: Airam Costa | Edição: Carlos Augusto

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113514 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]