Cerca de 12 mil contribuintes são convocados pela Sefaz para Malha Fiscal

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
cerca-de-12-mil-contribuintes-sao-convocados-pela-sefaz-para-malha-fiscal
cerca-de-12-mil-contribuintes-sao-convocados-pela-sefaz-para-malha-fiscal

De acordo com a Secretaria da Fazenda, este tipo de operação terá caráter permanente, de modo que seja atingido todo o universo de contribuintes cadastrados no Simples Nacional.

Desde o início do mês de julho, cerca de 12 mil contribuintes enquadrados no regime de tributação do Simples Nacional estão sendo convocados pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), através da Diretoria de Planejamento da Fiscalização (DPF), para participar da Operação Malha Fiscal. A ação tem como objetivo dirimir pendências dos contribuintes junto a Sefaz de modo rápido e prático.

De acordo com a Secretaria da Fazenda, este tipo de operação terá caráter permanente, de modo que seja atingido todo o universo de contribuintes cadastrados no Simples Nacional. Para esta primeira fase, os 12 mil contribuintes selecionados foram considerados omissos de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) e apresentaram operações de vendas e compras reveladas por pesquisas em outros bancos de dados da Sefaz.

Cada contribuinte recebeu correspondência chamando para comparecer à Inspetoria Fazendária de seu domicílio fiscal, em escala de dias previamente definidos portando o recibo de entrega da DASN, caso já a tenha enviado, bem como os demais documentos especificados na mala direta. A relação das empresas com as devidas datas de comparecimento está disponível no site da Sefaz (www.sefaz.ba.gov.br), através do canal: Inspetoria Eletrônica/Simples Nacional/Malha/Omissos DASN.

“A Malha Fiscal, nesta primeira etapa, tem por objetivo verificar a consistência dos dados cadastrais, orientar a regularização da entrega da Declaração do Simples Nacional, além de averiguar os recolhimentos da Antecipação Parcial e do ICMS Simples Nacional. Nas etapas seguintes, serão abordadas outras inconsistências apontadas em batimentos de dados executados pela Sefaz”, explica Joselice Sousa coordenadora de Fiscalização.

Os contribuintes que não regularizarem sua situação ou não atenderem à Malha Fiscal, serão descredenciados para o recolhimento do imposto por antecipação tributária até o dia 25 do mês subseqüente ao da entrada da mercadoria no estabelecimento, além de outras penalidades contidas na lei do Simples Nacional. A Bahia tem hoje enquadrados neste regime 137.932 mil Microempresas e 17.222 mil Empresas de Pequeno Porte, totalizando 155.154 mil contribuintes.

Vale lembrar que pelo regime do Simples Nacional, previsto na Lei Complementar 123/06, os contribuintes fazem o recolhimento mensal, mediante documento único de arrecadação (DAS), abrangendo os seguintes impostos e contribuições: Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ); Imposto sobre produto Industrializado (IPI); Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL); Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS); Contribuição para o PIS/Pasep; Contribuição Patronal Previdenciária (CPP); Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

Sobre Alberto Peixoto 488 Artigos
Antonio Alberto de Oliveira Peixoto, nasceu em Feira de Santana, em 3 de setembro de 1950, é Bacharel em Administração de Empresas pela UNIFACS, e funcionário público lotado na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, atua como articulista do Jornal Grande Bahia, escrevendo semanalmente, é escritor e tem entre as obras publicadas os livros de contos: 'Estórias que Deus Duvida', 'O Enterro da Sogra, 'Único Espermatozoide', 'Dasdores a Difícil Vida Fácil', participou da coletânea 'Bahia de Todos em Contos', Vol. III, através da editora Òmnira. Também atua incentivador da cultura nordestina, sendo conselheiro da Fundação Òmnira de Assistência Cultural e Comunitária, realizando atividades em favor de comunidades carentes de Salvador, Feira de Santana e Santo Antonio de Jesus. É Membro da Academia de Letras do Recôncavo (ALER), ocupando a cadeira de número 26. E-mail para contato: [email protected] Saiba mais sobre o autor visitando o endereço eletrônico http://www.albertopeixoto.com.br.