Bairro Campo Limpo em Feira de Santana vai receber pavimentação, diz Governo Tarcízo Pimenta

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O anúncio de autorização dos serviços de pavimentação a paralelepípedo das ruas João Filho e Piratuba, situadas no bairro Campo Limpo, feito pelo prefeito Tarcízio Pimenta, na manhã desta sexta-feira (26/08/2011), foi comemorado pelos moradores do local. Os serviços serão iniciados na próxima segunda-feira (29) pela ME Construtora Comércio e Serviços Ltda, vencedora de licitação pública.

“Uma rua quando é calçada fica mais bonita e os imóveis mais valorizados. Nossa realidade agora será outra, pois iremos conviver num ambiente mais limpo, sem lama e poeira”, destacou a moradora da rua Piratuba, Maria Nilda Barreto.

Para Maria da Glória Carvalho, que há 23 anos mora na rua Piratuba, é uma felicidade ver que o Governo Municipal atendeu as reivindicações da comunidade. “Sou uma das primeiras moradoras desta rua e sei o quanto lutamos para que a pavimentação viesse ao nosso encontro. Temos mais é que comemorar”, ressaltou.

O prefeito Tarcízio Pimenta enfatizou que outros benefícios para a comunidade do Campo Limpo serão anunciados nos próximos dias. “Vamos continuar trazendo melhorias para o bairro. É nosso objetivo atender os anseios dos moradores da sede e distritos do município. Em breve, estaremos anunciando a pavimentação de mais de 30 ruas, inclusive a da rua Aeroporto, que passa pelo conjunto George Américo”, afirmou.

O anúncio de autorização da obra foi acompanhado pelos secretários municipais de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro; e de Habitação, Gilberto Ruy Souza, e vereadores Cíntia Machado e Alcione Cedraz.

Prefeito lamenta morte de Gidaltro Cerqueira

O prefeito Tarcízio Pimenta lamenta a morte de Gidaltro Coutinho Cerqueira, que foi sepultado na manhã desta sexta-feira (26), no cemitério São Vicente, localizado no distrito de Tiquaruçu.

Gidaltro Cerqueira já atuou como agente do distrito de Tiquaruçu, durante a gestão do então prefeito José Falcão da Silva. Ele faleceu na manhã de quinta-feira (25) aos 59 anos, vítima de infarto, e deixa esposa Aurelina Coutinho Cerqueira e quatro filhos.

O prefeito Tarcízio Pimenta se solidarizou com os familiares durante o velório na manhã de hoje, realizado na residência da família, localizada no povoado de Socorro, no distrito de Tiquaruçu.

Serviços beneficiam moradores de Jaguara

As ruas principais de dois povoados do distrito de Jaguara – Barra e Rio do Peixe – serão contempladas com pavimentação a paralelepípedo. O anúncio das melhorias nas localidades foi feito pelo prefeito Tarcízio Pimenta, na manhã desta sexta-feira (26).

No povoado de Barra, o trecho que será pavimentado possui área de 1.200m² e os serviços serão executados pela empresa 5M Construções e Comércio Ltda. Já no povoado de Rio do Peixe, a pavimentação vai contemplar uma área de 970m². A empresa responsável pela execução do serviço é a ME Construtora Ltda. O prazo para conclusão das obras nas duas localidades é de 30 dias.

As intervenções no distrito de Jaguara incluem, ainda, a reforma da Escola Núcleo Municipal José Martins dos Santos, situada no povoado de Rio do Peixe, inaugurada em 1974. O anúncio da reforma foi bem recebido pela comunidade escolar. Na oportunidade, os alunos destacaram serviços que gostariam que fossem disponibilizados no povoado, como o sinal de internet gratuita.

O prefeito Tarcízio Pimenta garantiu que será viabilizada a instalação da antena para distribuir o sinal de internet gratuita e observou os investimentos feitos na área de educação. “Mais de 160 escolas já foram reformadas em menos de três anos. Os alunos da rede municipal de ensino foram beneficiados com fardamento completo e receberão kit de material escolar, contendo cadernos, estojo, lápis de cor, hidrocor, régua, compasso e caderno de desenho”, salientou.

A professora da instituição, Fátima Amaro, ressaltou que é notório o esforço do Governo Municipal em promover melhorias nas escolas e, consequentemente, a qualidade na aprendizagem dos alunos. “Sou professora da rede municipal há 32 anos e afirmo que nunca vi em gestões anteriores tantas iniciativas na educação, como tenho visto hoje. Nossos alunos têm muito a agradecer, e futuramente ainda mais”, frisou.

A Escola Núcleo Municipal José Martins dos Santos oferece ensino da Educação Infantil à 4ª série, nos turnos matutino e vespertino. Aproximadamente 100 alunos estão matriculados na instituição. Outro serviço que beneficia a comunidade do distrito de Jaguara é a recuperação da estrada que liga o distrito ao município de Anguera, que dá acesso as escolas situadas na localidade Fazenda Monte Alegre, em Jaguara.

Redução de mama eleva auto estima

Beneficiar a saúde da mulher, valorizar sua estética e elevar a auto estima são alguns dos benefícios comprovados após a cirurgia de Gigantomastia (mama gigante). Centenas de mulheres estiveram presentes no II Encontro de Gigantomastia realizado na manhã desta sexta-feira (26), no Centro de Cultura Maestro Miro. A iniciativa é do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) em parceria com a Sociedade de Cirurgia Plástica e o Núcleo Odungê.

O cirurgião plástico César Kelly Villafuerte Vélez, ressaltou a importância do projeto, que no próximo mês completa um ano de existência no município.

“O aumento excessivo das mamas é um problema antigo. Em Feira de Santana, algumas mulheres já conseguiram operar. O Governo Municipal e seus parceiros estão de parabéns por oferecer à comunidade feirense uma cirurgia plástica totalmente gratuita e de grande relevância para a saúde física e psicológica da mulher”, destaca.

Muitas mulheres aguardam ansiosas para realizar o procedimento cirúrgico como a dona de casa Fabiane da Silva Teixeira. “Antes queria fazer a cirurgia somente por estética, mas hoje em decorrência dos problemas que acarretam minha saúde sinto extrema necessidade de operar”, diz.

A auxiliar de serviços gerais, Lucilena Souza dos Santos, sentiu-se obrigada a abandonar o emprego por causa das dores intensas ocasionadas nos braços, costas e coluna. “Estou com muita esperança de que vou conseguir voltar a viver socialmente. A cirurgia vai dar um novo sentido para a minha vida”, prevê.

Para Miriam dos Santos Araújo que já passou pelo procedimento cirúrgico há dois meses, os benefícios são inúmeros. “Agora me sinto uma nova mulher. Não tenho palavras para agradecer tamanha felicidade”, declara. Bárbara Alves de Jesus conta que nunca teve condições de pagar por uma cirurgia plástica. “Antes não tinha vontade de sair de casa, passear e nem trabalhar. Estou de bem com a vida e parece que nasci de novo”, conta.

Campanha contra o tabagismo

Com o propósito de conscientizar a população sobre os riscos e malefícios do cigarro e estimular os usuários a abandonarem o fumo, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Gutemberg de Almeida (CAPS AD), promove até as 17 horas desta sexta-feira (26) a 8ª Campanha “Troque um cigarro pela vida”.

De acordo com a psicóloga do CAPS, Mariana Silveira, a ação faz parte das comemorações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, lembrado em 29 de agosto, e consiste na troca de cigarros por rosas brancas.

“As comemorações foram iniciadas com a realização do VII Fórum Municipal de Álcool e Outras Drogas. Hoje estamos estimulando os dependentes a trocarem o cigarro por uma rosa branca, que está simbolizando a vida. Estamos divulgando também informações sobre o serviço gratuito que é oferecido pela Prefeitura para tratamento do tabagismo, além do álcool e outras drogas”, informa.

Além do estande para entrega do cigarro, foram montados no estacionamento em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria, na avenida Getúlio Vargas, estandes para exposição e comércio de produtos confeccionados por pacientes do CAPS AD durante oficinas de artesanato.

“Toda renda adquirida com a venda dos objetos será revertida para compra de material para ser utilizado nas oficinas de artesanato destinadas aos pacientes. E os cigarros coletados serão incinerados durante assembleia que o CAPS irá promover com os pacientes”, afirma.

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Gutemberg de Almeida (CAPS AD), está localizado na rua Prudente de Moraes, 170, e conta atualmente com 4 mil pacientes inscritos, destes 800 ativos.

Mangalarga Marchador na Expofeira 2011

A mostra de animais é um dos grandes atrativos da Exposição Agropecuária de Feira de Santana. Bois, pôneis, caprinos e ovinos atraem o grande público que visita o evento. Os equinos também chamam a atenção.

Na Expofeira 2011, os cavalos Mangalarga Marchador têm espaço garantido. Eles estão presentes há mais de trinta anos na feira agropecuária e é a raça com maior número de criadores na região de Feira de Santana.

Na Expofeira 2011, a Associação de Criadores de Cavalos Mangalarga Machador da Bahia estará participando com 300 animais. Os exemplares estarão sendo avaliados por uma comissão de juízes da entidade em nível nacional.

“A Expofeira é uma das feiras agropecuárias mais tradicionais da Bahia e uma das mais importantes. O evento é uma etapa do ranking nacional. A avaliação é feita dentro dos critérios de padrão da raça. Os cavalos premiados ficam mais valorizados”, ressalta Mateus Braga, presidente da associação.

Além da exposição, os animais vão participar também de leilões programados para o dia 9 de setembro, envolvendo 40 lotes. São esperados criadores dos estados de Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Para Mateus Braga a expectativa de negócios gira em torno de R$ 500 mil.

“O comércio do Mangalarga Machador está sempre em alta. É um cavalo de muita liquidez diante da versatilidade que ele apresenta, sendo um animal bom para cavalgada, trabalhos na fazenda, além de ser muito dócil e fácil de manter. É um cavalo rústico e se adapta bem a qualquer região”, explica.

Desfile abre Semana da Pátria em Humildes

As comemorações alusivas ao Dia da Independência, festejado em 07 de setembro, foram iniciadas nesta sexta-feira (26/08/2011) com desfile cívico no distrito de Humildes. O ato, promovido há cinco anos pela Prefeitura de Feira de Santana em parceria com a Associação de Moradores do distrito, já se tornou tradição na abertura da Semana da Pátria.

O desfile teve início com solenidade de hasteamento das bandeiras e apresentação do hino nacional. Em seguida, a Guarda Civil Municipal, tropa do 35º Batalhão de Infantaria (35º BI) e estudantes das escolas municipais Mãe dos Humildes e Antonio Brandão percorreram a principal avenida do distrito.

De acordo com o organizador do evento, Nivaldo Vieira, “o ato atende a solicitação da comunidade, que todos os anos se envolve na organização, participa ativamente e prestigia o desfile em comemoração pela Independência do Brasil”. Para o comandante da Guarda Municipal, Marcos Vinícius Alves, o desfile é uma demonstração de civismo. “Durante o ato todos os cidadãos têm a oportunidade de demonstrar o amor e honra à pátria”, destacou.

Estiveram presentes o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, representando o prefeito Tarcízio Pimenta; comandante do 35º Batalhão de Infantaria (35° BI), tenente-coronel André Eduardo Bélico, e o vereador José Marques de Messias.

Carro pipa para fornecimento de água

Garantir o abastecimento de água potável na zona rural é uma das ações da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri) ao homem do campo. Hoje, três veículos carro pipa garantem o fornecimento de água aos distritos, sobretudo em Jaguara, Bonfim de Feira e Governador João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu).

Para manter o abastecimento dos tanques comunitários, a Seagri vai locar dois veículos carro pipa, já que está sendo encerrado o contrato com dois dos três disponíveis. Além disso, o Governo Municipal está adquirindo mais dois carros com recursos próprios para atender o homem do campo até meados de setembro.

Os veículos serão equipados com moto-bomba e a capacidade mínima é de 10 mil litros. Segundo o secretário municipal de Agricultura, Ozeny Moraes, cada um deles realiza 12 viagens por dia.

“Hoje nós temos 600 tanques atendidos com água potável para consumo humano. Os carros pipa vão aos locais onde não há abastecimento de água, mas estamos trabalhando em parceria com a Embasa para que mais de 4 mil famílias sejam abastecidas com água encanada. Estas obras começam ainda neste ano”, afirma Moraes.

A licitação 211/2011 vai ser realizada através do pregão presencial 136/2011 no dia 12 de setembro, às 10h30, no Salão de Licitações situado na avenida Sampaio, 344, centro. O certame vai acontecer através do tipo “Menor Preço” e o edital está disponível no sitewww.feiradesantana.ba.gov.br.

Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Licitações, das 9h às 12 horas e das 14h às 17 horas, ou através do telefone (75) 3602 8319. Este é o segundo certame realizado em 2011 para locação de carro pipa.

Cadastro digital para carregadores do Centro

Os carregadores que atuam no Centro de Abastecimento agora terão cadastro digital. A iniciativa será viabilizada pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec) e visa regularizar o trabalho desses profissionais. O anúncio foi feito durante reunião na tarde desta quinta-feira (25/08/2011) entre o secretário Magno Felzemburg e os carregadores.

A iniciativa visa proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais e mais segurança aos consumidores. “Os equipamentos já estão sendo adquiridos para coleta dos dados, como foto, impressão digital e informações pessoais dos carregadores. A iniciativa vai aumentar a freguesia porque os consumidores vão se sentir mais seguros com a padronização do serviço”, afirma Magno Felzemburg.

Para o carregador Ednaldo Santos Cruz, que atua há 12 anos no Centro de Abastecimento, a medida vai contribuir para melhorar os ganhos. “Às vezes as pessoas não utilizam o serviço do carregador por não confiar na honestidade do trabalhador. Com esse cadastro, os clientes que compram no Centro vão saber que estão lidando com carregadores legalizados e honestos”, avalia.

Valmir de Jesus acredita que a iniciativa vai promover a valorização do serviço. “Nosso trabalho será valorizado a partir dessa medida, porque antigamente existia a visão de que o carregador de carrinho de mão era um aproveitador. Mas, agora estaremos legalizados, os consumidores vão saber quem é a pessoa que está contratando para levar suas compras”, destacou.

Ainda durante o encontro foi discutida a participação dos carregadores de mercadorias no trabalho de manutenção da limpeza do entreposto. “Queremos orientar os carregadores a se tornarem agentes de limpeza. Para incentivar a parceria será realizada premiação mensal com brindes para o melhor agente”, informa o secretário.

Aula interdisciplinar no Pré-Vestibular Cidadão

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos processos seletivos mais concorridos do país, que oferece oportunidade para aqueles que desejam ingressar no ensino superior. Para obter bons resultados, os estudantes do curso Pré Vestibular Cidadão estão empenhados nos estudos. Na quarta-feira (24/08/2011), eles participaram da aula interdisciplinar com professores de história e geografia.

Segundo a coordenadora do curso, Marta Morais, o objetivo do encontro é preparar os alunos para o Enem, que será realizado nos dias 22 e 23 de outubro em todo o país.“A aula é oferecida sempre no segundo semestre com assuntos direcionados para o exame. Nos dias 10 e 11 de setembro eles farão um simulado para testar os conhecimentos adquiridos durante o curso”, explica.

O estudante André Luiz de Jesus Bastos foi aprovado no curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), e agradece ao Governo Municipal pela oportunidade de estudar gratuitamente.

“Estou muito feliz porque conseguir uma vaga em universidade pública e de referência. A equipe de professores do cursinho é excelente e me ajudaram a conquistar minha aprovação. Só tenho a agradecer, pois nunca tive condições de pagar um cursinho”, explica.

Para a estudante Domingas de Jesus, 37 anos, o Pré Vestibular Cidadão é uma oportunidade de estudo para as pessoas que não possuem poder aquisitivo. “Sou muito grata por conseguir uma vaga no curso, e saber que através dele tenho chances de ingressar em uma universidade como tantos outros colegas já conseguiram”, conta.

Roseane Pereira Silva está torcendo para ser convocada para o curso de Pedagogia da Uefs. “Fui bem colocada, estou aguardando ser chamada. O ensino é de alta qualidade e devo aos professores os conhecimentos que adquirir durante o curso”, destaca.

Sebastião Pereira da Silva diz que o sonho é fazer Psicologia e por isso, está se preparando bastante. “O curso ainda não é oferecido na Uefs, mas quando for prestarei o vestibular. Vou tentar também ingressar na faculdade através do Enem”, pontua.

O Pré Vestibular Cidadão dispõe também de interprete de libras para deficientes auditivos. A sede do curso funciona no anexo da Igreja do Avivamento Bíblico, na avenida Senhor dos Passos, de segunda a sexta-feira, das 19 horas às 22 horas.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111074 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]