Assembléia Legislativa outorga título de Cidadão Baiano ao educador e ex-reitor da UEFS Josué da Siva Mello

Josué da Siva Mello recebe título de cidadão baiano.
Josué da Siva Mello recebe título de cidadão baiano.
Josué da Siva Mello recebe título de cidadão baiano.
Josué da Siva Mello recebe título de cidadão baiano.

A Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, em sessão especial nesta sexta (26/08/2011), outorgará o título honorífico de cidadão baiano ao professor Josué da Silva Mello, ex-reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e atual diretor geral do Colégio e da Faculdade 2 de Julho. A solenidade acontece no Plenário da Casa Legislativa, situada no Centro Administrativo da Bahia. O Projeto de Resolução é de autoria do deputado federal Waldenor Pereira (PT), e teve como relatores os deputados Álvaro Gomes (PCdoB) e José Neto (PT), o atual Líder do Governo.

Histórico

Sergipano de Lagarto, o professor Josué Mello chegou em Salvador em 1953, para estudar como bolsista no ainda americano Colégio 2 de Julho, onde foi um dos responsáveis pela sua nacionalização e também o primeiro presidente da Fundação 2 de Julho. Bacharel em Teologia pela Faculdade do Centenário (1964), Josué Mello possui graduação em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (1966), Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica do Salvador (1971), Especialização em Ciência Política pela Universidade Federal da Bahia (1975) e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1993).

Em 2008, como reconhecimento pelos seus mais de 40 anos dedicados à excelência na educação, Josué Mello foi agraciado com os títulos de Cidadão de Salvador (Câmara Municipal da Cidade do Salvador, março), de Educador do Ano 2008 (Academia Baiana de Educação, abril), e de Mestre em Gestão Educativa e de Doutor Honoris Causa de Iberoamérica, no Equador (agosto). Reitor e pró-reitor acadêmico da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS, 1979 a 1987), Josué Mello foi membro e vice-presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia (2006 a 2008) e integra a Academia Feirense de Educação, Academia de Cultura da Bahia e o Instituto Genealógico da Bahia. É o diretor geral da Faculdade 2 de Julho desde 2004 e do Colégio 2 de Julho desde 2009.

O convite para receber o título de cidadão baiano vem prestigiado pelas instituições em que o professor Josué Mello atua: Academia Baiana de Educação, Academia de Educação de Feira de Santana, Academia de Cultura da Bahia, Academia Feirense de Letras, Academia Brasileira de Ciências Sociais Politicas e Econômicas, Consejo Iberoamericano en Honor a la Calidad Educativa, Instituto Genealógico da Bahia, Instituto Histórico e Geográfico da Bahia, Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, Instituto Geraldo Leite e o Círculo de Estudos Pensamento e Ação (CEPA).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115045 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.