Anunciada mais 19 indústrias para Feira de Santana e a construção de uma ferrovia. Confira as notícias da Prefeitura Municipal

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Feira de Santana vai receber 19 novas indústrias. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, durante visita a estrutura da fábrica da Pepsico no município, na manhã desta terça-feira (2). Na oportunidade estiveram presentes o prefeito Tarcízio Pimenta e o governador Jaques Wagner. Eles foram recebidos pelo presidente da Pepsico das Américas, John Compton, que está em visita ao Brasil.

James Correia anunciou ainda a execução do projeto do pólo logístico e construção de uma ferrovia. “O pólo parte da iniciativa privada, mas terá o apoio do Estado. Foi feito um estudo para melhorar a logística e com apenas 20 quilômetros de ferrovia vamos entroncar Feira de Santana a Salvador e a partir daí a outros destinos. Com isso teremos esse vetor de crescimento”, aponta. O projeto fará parte do PAC II.

Também foi anunciada a iniciativa do Governo do Estado em acelerar o processo de criação de uma nova área para instalação de indústrias em Feira de Santana. Segundo o secretário estadual, o processo está bem adiantado.

“Feira de Santana está entre as prioridades do Governo do Estado. Vamos criar um novo pólo industrial para facilitar a instalação de novos empreendimentos no município”, disse James Correia.

O governador Jaques Wagner observou que já estão sendo feitos estudos para melhorias e ampliação do CIS. “O objetivo é fazer com que novas empresas continuem chegando”, disse.

Já o prefeito Tarcízio Pimenta comemorou o anúncio. “O Governo Municipal tem se preocupado, entre outras coisas, na geração de emprego e renda para a cidade. Essa notícia chega em boa hora”, comemora.

A Pepsico, indústria de alimentos, será inaugurada na cidade nos próximos meses e deverá gerar cerca de 400 empregos diretos e indiretos. A unidade fica instalada no Centro Industrial do Subaé, as margens da BR-324. A Pepsico Inc é a responsável pela produção da Pepsi-cola, Gatorade, Toddy e Toddinho, Cheetos, Aveia Quaker e Elma Chips, entre outros.

Na manhã desta terça-feira, o presidente da Pepsico das Américas, John Compton também assinou o termo de compromisso de doar todo o alimento produzido no primeiro dia de funcionamento da fábrica à comunidade carente do município.

“Esta é a segunda maior empresa de alimentos do mundo, com faturamento anual de 60 bilhões de dólares. E a fábrica de Feira de Santana será a maior do nordeste e a segunda do país a produzir achocolatados”, pontuou o secretário estadual de Indústria, Comércio e Mineração.

O prefeito Tarcízio Pimenta destacou a importância da Pepsico para a região. “A gente tem tido essa preocupação de garantir emprego e renda para as pessoas. E a melhor forma de fazer isso é atraindo indústrias de grande porte, como a Pepsico, para a nossa cidade”, pontua.

Campanha contra sarampo até sexta-feira

A campanha de vacinação contra o sarampo, caxumba e rubéola, voltada a crianças maiores de 1 ano e menores de 7 termina nesta sexta-feira (5). Em Feira de Santana, foram imunizadas até o momento 41.792 crianças, número que representa cobertura de 82,73% da população estimada – 50.514 crianças. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde (MS) é de vacinar 95% do público-alvo.

Desde o início da campanha de vacinação, em 18/06, a menor cobertura foi registrada nas faixas etárias de 5 e 6 anos. O menor índice de vacinados é verificado entre crianças de 6 anos, com 62,53%, seguido do índice entre crianças de 5 anos, com 70,73%. As faixas etárias de 1, 2 e 3 anos também merecem atenção, apresentando, respectivamente, taxas de 86,89%, 88,68% e 91,03% de imunizados. A meta de 95% foi atingida apenas na faixa de 4 anos, que apresenta cobertura de 98,94%.

A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Janice Estrela, lembra que as crianças que ainda não foram imunizadas deverão ser levadas pelos pais ou responsáveis até um dos postos de vacinação. “É essencial garantir a imunização das crianças. Mesmo aquelas que possuem quatro anos, pertencentes a faixa na qual atingimos a meta, devem ainda ser vacinadas”, afirma.

Janice Estrela observa que a dose da tríplice viral vai proteger a criança contra três doenças, sendo um motivo a mais para os pais conduzir os filhos até um dos postos de vacinação. “É uma única dose que garante três proteções. Vale lembrar que outros países enfrentaram surto de sarampo este ano e a rubéola ainda atinge muitas crianças”, alerta. A vacina está disponível em todos os 83 postos do Programa de Saúde de Família (PSF) e 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 17h.

25 anos da Renovação Carismática em Feira

A Renovação Carismática da Arquidiocese de Feira de Santana completará 25 anos. A comemoração pelas duas décadas e meia do movimento católico na cidade acontecerá no mês de novembro. A programação contará com um novenário entre os dias 3 e 11, além de celebração eucarística, momentos de oração e louvor no dia 12.

Membros da Renovação Carismática de Feira de Santana foram recebidos pelo prefeito Tarcízio Pimenta na manhã desta terça-feira (2). Durante o encontro foi definido o apoio da Prefeitura Municipal ao evento. O local das celebrações ainda será estabelecido pela comissão organizadora.

O prefeito destacou a importância do incentivo às manifestações religiosas. “A Prefeitura sempre dar todo o apoio a eventos importantes como esse, e que representam a fé do nosso povo”, ressaltou. O evento contará com a presença do padre Robson Oliveira, do Santuário Divino Pai Eterno, da cidade de Trindade, em Goiás.

O presidente do Conselho da Renovação Carismática, Gilvan Dias Leal, explica que as celebrações serão realizadas nas sete cidades que integram a Arquidiocese de Feira de Santana. “O movimento está presente em todos esses municípios”, salienta. A expectativa é que 20 mil fiéis participem do evento em Feira de Santana, no dia 12 de novembro.

O frei Cristóvão Lima, diretor espiritual da Renovação Carismática, observa que o movimento vem crescendo a cada ano na cidade e região. “É um movimento da igreja católica que vive a realidade pentecostal. A cada dia temos mais jovens, mais membros, levando a palavra de Deus”, destaca.

Policlínicas com poucos casos de transferências

De acordo com um comparativo de atendimentos e transferências realizadas nas policlínicas da rede pública municipal de Feira de Santana, poucos casos não são resolvidos nas próprias unidades de saúde. Dos 195.486 atendimentos prestados de janeiro a junho de 2011, apenas 1.810 casos foram encaminhados ao Hospital Geral Clériston Andrade.

Prestação de atendimento imediato de assistência à saúde, atendimento a pacientes externos em situação de sofrimento, sem risco de morte (urgência) ou com risco de morte (emergência) fazem parte dos serviços oferecidos pelas seis policlínicas, instaladas nos bairros Tomba, Feira X, George Américo, Parque Ipê, Rua Nova e no distrito de Humildes.

De acordo com a diretora de Gestão da Rede Própria, Gilberte Lucas, as unidades buscam a estabilização imediata dos pacientes e com isso, reduzem o número de transferências para as unidades hospitalares. “Apenas aqueles casos que são agravados ou que necessitam de internamento são encaminhados aos hospitais. Na grande maioria dos atendimentos, os quadros são revertidos e evitam-se as regulações”, explicou.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111143 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]