Afonso Florence, Ministro do Desenvolvimento Agrário, fala no Senado sobre denúncias de venda irregular de terras na Bahia

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Para explicar denúncias de venda irregular de lotes destinados a assentamentos, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado recebe em audiência pública nesta terça-feira (23), o ministro de Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Celso Lisboa Lacerda.

As denúncias de negociação ilegal de terras destinadas à reforma agrária no Mato Grosso e na Bahia foram divulgadas pelo programa Fantástico, da Rede Globo, no dia 24 de julho. A reportagem do telejornal mostrou como lotes que deviam servir para assentamento de produtores rurais de baixa renda estavam ocupados por mansões. Segundo a matéria, apesar de a venda de lotes de assentamentos ser proibida, os responsáveis pelo negócio agem contando com a falta de fiscalização do Incra.

À época da reportagem, o Incra exonerou um servidor que estaria envolvido nas vendas ilegais e divulgou uma nota reforçando a proibição do comércio dos lotes. De acordo com o instituto, terras dos assentamentos são do Incra e da União, logo não podem ser vendidas, trocadas, alugadas ou arrendadas, podendo quem fizer algo desse tipo, perder o direito ao lote, responder criminalmente e ainda ficar impossibilitado de participar do Programa Nacional de Reforma Agrária. Da mesma forma, o Incra alertou que não regulariza a situação de compradores de lotes irregulares.

O pedido de esclarecimentos dos órgãos atingidos pelo esquema irregular partiu dos senadores Alvaro Dias (PSDB-PR), Walter Pinheiro (PT-BA) e Renan Calheiros (PMDB-AL). Os senadores também querem ouvir o ministro de Desenvolvimento Agrário e o presidente do Incra sobre o andamento do trabalho em suas pastas. A audiência pública está marcada para às 8h30 de terça-feira (23), na sala 03 da Ala Alexandre Costa.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120547 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.