Administração de Tarcízio Pimenta inaugura iluminação no Bairro Santa Monica 2. Confira as notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

2ª etapa contra pólio começa nesta terça-feira

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será iniciada em Feira de Santana nesta terça-feira (9). Todas as Unidades Básicas de Saúde e postos do Programa de Saúde da Família (PSF) disponibilizarão a dose da vacina das 8 às 17h. O Dia Nacional de Mobilização, chamado Dia “D”, acontece no sábado (13), e deve envolver aproximadamente 500 profissionais de saúde.

A vacina contra a poliomielite (paralisia infantil) deve ser aplicada em todas as crianças menores de 5 anos vacinadas na primeira etapa da campanha, realizada de 13 de junho a 22 de julho. Em Feira de Santana, foram imunizadas na primeira etapa 39.434 crianças, que corresponde ao percentual de cobertura de 93,61%. A meta do Ministério da Saúde era alcançar 95% de cobertura vacinal no público alvo. A mesma meta será mantida para a segunda etapa da campanha.

Conforme a chefe da Divisão da Vigilância Epidemiológica, Janice Estrela, devem ser imunizadas no município 42.127 crianças. Ela destaca a importância da campanha e aponta as contra-indicações. “O objetivo é manter o país livre da doença, cujo último caso foi registrado em 1989. Não existe contra-indicação para aplicação da pólio oral. Ela apenas deve ser evitada ou adiada nos casos de febre acima de 38ºC, diarréia, vômito, hipersensibilidade a algum componente da vacina e reação alérgica”, explica.

No Dia D da campanha, a vacinação será disponibilizada em todos os 83 postos do Programa de Saúde de Família (PSF), 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos volantes. “Locais estratégicos, que concentram grande público, como as três Estações de Transbordo – Central, Norte e Sul, supermercado Todo Dia (avenida Senhor dos Passos), Hiper Bompreço (Boulevard Shopping) e Hiper G Barbosa serão utilizados como postos volantes”, informa Janice Estrela.

Sesp contabiliza 77 notificações em julho

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), através do Núcleo de Fiscalização, contabilizou durante o mês de julho um total de 77 notificações referentes a terrenos abandonados e descarte irregular de lixo. Durante o mês também foram registrados seis autos de infração e 30 solicitações atendidas.

De acordo com a diretora do Núcleo de Fiscalização da Sesp, Danusa Luna, a Lei Municipal 1613/92 dispõe que todo proprietário de terreno deve manter não só o terreno, bem como passeio e mediações limpos, livre de matos, entulho e água estagnada. “Não obedecendo à lei é emitido uma notificação com multa no valor de R$ 159,20”, informa.

As ações estiveram concentradas em diversos bairros do município a exemplo do Tomba, Santa Mônica, Sobradinho, Brasília, Caseb, além dos conjuntos Feira IX e Feira X. O Núcleo de Fiscalização trabalha recebendo denúncias da comunidade através do telefone 3602-8124 e na sede da Sesp, localizada na Rua Tupinambás s/n, São João.

Violência nas escolas em debate

Diretores e vices da rede municipal e estadual de ensino reuniram-se na manhã desta segunda-feira (8) para debater a violência nas escolas, no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. O objetivo do encontro é criar um projeto de pesquisa para identificar as causas do problema e traçar soluções.

De acordo com o secretário da Seprev, Mizael Santana, este é o primeiro ciclo de muitos que virão. “Precisamos criar políticas públicas eficazes para combater a violência na base escolar e familiar. Através do projeto vamos analisar os fatores que influenciam os alunos a praticar certos atos, como por exemplo, o bulling que tem sido um dos assuntos mais discutidos atualmente”, afirmou.

Mais de 200 pessoas participaram do encontro, dentre elas representantes da Polícia Militar e Ministério Público. O 1º Ciclo de Debates é uma realização das secretarias municipais de Educação (Seduc) e de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), em parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Violência e Saúde (Nievs) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Iluminação na Santa Mônica II

Em clima de muita festa, a população do bairro Santa Mônica II comemorou na noite desta segunda-feira (8) a entrega da rede de energia elétrica na localidade. Foram instalados 16 pontos de iluminação em três ruas. O serviço foi inaugurado pelo prefeito Tarcízio Pimenta, com a presença de vereadores, secretários municipais e moradores do bairro.

São 11 pontos de iluminação instalados na rua Leoni Soares, três na rua Valdeni Júnior e outros dois na travessa Valdeni Júnior. Ao entregar a rede elétrica à comunidade, o prefeito lembrou que os moradores do local sofriam há 14 anos com os problemas relacionados a falta de iluminação pública e fornecimento de energia elétrica.

“Quando tivemos aqui, há quatro meses, os moradores estavam ameaçados de perder a energia elétrica. Mas fomos ágeis e hoje esse direito do cidadão está garantido. Iluminação pública é segurança para as pessoas”, pontuou. Na oportunidade, Tarcízio destacou o interesse em expandir obras para a Santa Mônica II. “Vamos ver a questão de se estabelecer água aqui. Assim como ver a questão habitacional e social. Estamos calçando dez ruas”, lembrou.

O vereador José Carneiro também recordou as dificuldades enfrentadas pelos moradores. “Existiam aqui postes de madeira, e cada morador tinha que puxar um gato para sua casa para ter energia elétrica. Só haviam ligações clandestinas. Me comprometi a trazer o prefeito aqui para solucionar essa situação, e esse dia chegou. Em nome desse povo, agradeço ao nosso prefeito”, ressaltou.

A moradora Valéria dos Santos relatou as dificuldades enfrentadas por todos que residem na localidade. “A gente vivia aqui uma situação precária, as ruas totalmente escuras, a gente sentia o medo das pessoas em ficarem sem energia a qualquer momento, além do risco que as ligações clandestinas trazem. A partir de hoje estamos vivendo uma nova fase em nossas vidas”, observou.

Estiveram presentes os secretários municipais: Luiz Araújo (Serviços Públicos), José Pinheiro (Desenvolvimento Urbano), Ozeny Moraes (Agricultura e Recursos Hídricos), Gerusa Sampaio (Desenvolvimento Social), Fabrício Almeida (Comunicação Social), Gilberto Rui Souza (Habitação); além dos vereadores: Roque Pereira, Luis Augusto de Jesus e David Neto.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112848 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]