Governo Tarcízio Pimenta elabora estudo técnico com objetivo de lançar concurso público do Município de Feira de Santana

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Prefeito Tarcízio Pimenta autoriza estudo técnico com objetivo de lançar concurso público em Feira de Santana.
Prefeito Tarcízio Pimenta autoriza estudo técnico com objetivo de lançar concurso público em Feira de Santana.

Prefeito e secretário verificam setores a serem contemplados

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana está realizando um levantamento técnico para verificar as áreas e o número de vagas visando o concurso público que será realizado ainda este ano. Nesta terça-feira (30/08/2011) o prefeito Tarcízio Pimenta e o secretário municipal de Governo, Celso Pereira, se reúnem para discutir os setores que precisam de novos funcionários.

Depois disso, informa o secretário Celso Pereira, as informações serão encaminhadas à Secretaria Municipal de Administração. O concurso público será organizado juntamente com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e a Procuradoria Geral do Município.

Em princípio, haverá vagas para as Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos e Fazenda. Algumas das áreas a serem ocupadas por novos profissionais são Guarda Municipal e Técnico em Enfermagem, conforme Pereira.

Edital apresentado para membros do GGIM

O edital de Seleção Pública para apoio aos projetos municipais relativos a Ação do Sistema Integrado de Prevenção à Violência e Criminalidade foi apresentado na manhã desta segunda-feira (29) aos membros do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e representantes das instituições municipais, estaduais e federais. A reunião de caráter extraordinário aconteceu no auditório da Sala de Imprensa do Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf).

Segundo o secretário da Secretaria de Prevenção a Violência e Direitos Humanos (Seprev), Mizael Freitas, os projetos voltados para a área de prevenção a violência deverão ser entregues até o dia 9 de setembro.

“As entidades devem apresentar os projetos que já são desenvolvidos no município e aqueles que podem vir a ser executados. Caso os projetos sejam aprovados irão atender e atingir vários segmentos no que se refere às crianças, adolescentes, mulheres, idosos, população em situação de rua, grupos temáticos de raça, etnia, religião e livre orientação sexual”, explica.

Estiveram presentes no encontro, representantes da Secretaria de Governo, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, Transportes e Trânsito, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, 2º Grupamento de Bombeiros, Conselho da Comunidade Negra e representantes do grupo de gays, lésbicas, bissexuais e transexuais (GLBT).

Pavimentação na comunidade do Fulô

Moradores da rua Canto da Paz, na comunidade do Fulô no distrito de Humildes, acompanharam e comemoraram na manhã desta segunda-feira (29) o início dos serviços de pavimentação em paralelo, que devem ser concluídos em 30 dias, conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro.

O prefeito Tarcízio Pimenta autorizou o início da obra e ressaltou o compromisso de garantir mais qualidade de vida aos cidadãos. “Nos próximos dias vamos iniciar mais obras de pavimentação contemplando mais sete ruas no distrito de Humildes”, anunciou o prefeito. Serão contempladas as ruas Elinho, 1ª Travessa Elinho, Teles, São Francisco, Ipanema, Travessa Santo Antonio e Sítio Novo.

Para o morador Paulo Venas Santos a pavimentação é a realização de um antigo desejo da comunidade. “Essa obra representa a conquista de um sonho. Todos os moradores sofriam com a poeira, buracos e em dias de chuva com a lama. A partir de agora vamos ganhar uma nova qualidade de vida”, afirma.

De acordo com a aposentada Hilma Borges, a via vai adquirir uma nova aparência. “Com o calçamento vamos ganhar uma rua modernizada e mais bonita, e sem falar que não vamos mais sofrer com tantos transtornos”, destaca.

O administrador de Humildes, Edson Borges, ressaltou os investimentos aplicados pelo Governo Municipal na localidade. “Há mais de 15 anos que Humildes não recebia tantas obras. A comunidade está feliz com a atenção que o prefeito Tarcízio Pimenta tem dedicado ao distrito”, ressalta.

O distrito está sendo contemplado, ainda, com a construção da rede de drenagem na rua da Jaqueira, via principal de acesso à localidade. Os trabalhos visam garantir melhores condições de trânsito aos motoristas que trafegam pela rua.

Sorteio do Aviário I e II nesta quarta

Os novos moradores dos residenciais Aviário I e Aviário II, empreendimento do programa “Minha Casa, Minha Vida”, serão sorteados nesta quarta-feira (31), no Ginásio de Esportes do Colégio Municipal. As primeiras famílias a identificar em qual dos apartamentos vão residir serão do Aviário I, às 8 horas, e às 14 horas acontece o sorteio do Aviário II.

Os empreendimentos estão localizados na avenida Senador Quintino, s/nº, e dispõem de 720 apartamentos, sendo 500 no Aviário I e 220 no Aviário II. Cada um deles possui dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço numa área total de 42 metros quadrados.

De acordo com o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Gilberto Ruy Souza, a previsão é que os apartamentos sejam entregues 15 dias após o sorteio, já que as obras foram totalmente concluídas. “Na próxima semana será feita a vistoria do empreendimento e, após a assinatura do contrato, as famílias recebem sua nova moradia”, afirma.

O secretário acrescenta que a localidade possui posto do Programa de Saúde da Família (PSF) e transporte coletivo. Além disso, a rua principal que dá acesso ao empreendimento é calçada para que os moradores tenham melhor qualidade de vida.

Iniciadas novas obras no distrito de Humildes

O Governo Municipal preocupado em garantir melhores condições de vida aos cidadãos deu início, na manhã desta segunda-feira (29), a novas obras no distrito de Humildes. Os moradores das ruas Colina das Árvores, Flor de Lis, Recife e Flor de Cactos comemoraram a execução das obras de extensão das redes de água e energia elétrica. As intervenções irão beneficiar mais de 70 famílias.

“Estamos atendendo as necessidades das comunidades que não tinham nem água e energia elétrica e proporcionando condições para uma vida digna, com mais conforto. As obras de ampliação da rede de água serão executadas em parceria com o Governo do Estado, através da Embasa. E vamos dar continuidade aos trabalhos”, afirmou o prefeito Tarcízio Pimenta ao autorizar o início dos trabalhos.

A comerciante Glória de Jesus disse que a chegada da rede elétrica vai contribuir para que dezenas de moradores saiam da irregularidade. “A energia elétrica é uma necessidade. Muitos de nós que residimos na rua Flor de Lis utilizamos gato (ligação clandestina) para ter luz em casa. Com esta instalação, vamos regularizar a situação e poder viver melhor, com mais segurança já que a rua será toda iluminada”, afirmou.

Francisco Bispo dos Santos comemorou a instalação da rede de abastecimento de água. “O prefeito está de parabéns. Há muitos anos esta comunidade clamava aos governantes por esta obra. Essa obra representa para estas famílias a valorização e a dignidade”, destacou.

Estiveram presentes os secretários municipais de Agricultura, Ozeny Moraes, e de Habitação, Gilberto Ruy; vereador José Marques (Zé Curuca), lideranças e comunidade.

Saúde Digital concorre a premiação

O Sistema Saúde Digital, implantado nas unidades de saúde de Feira de Santana, está concorrendo ao 10º Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (Prêmio e-Gov 2011). O projeto do Município é um dos 20 finalistas e está competindo com programas desenvolvidos em outros estados como São Paulo, Paraná, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. O evento vai acontecer em Porto de Galinhas, Pernambuco, no dia 31 de agosto.

O Prêmio e-Gov foi criado em 2002 pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. “É um dos prêmios mais importantes na área de tecnologia do Brasil”, observa o assessor de informática da Prefeitura, Verlânio Gallindo.

Mais de 80 trabalhos, de quase todos os estados do Brasil, já foram reconhecidos através do prêmio ou menções honrosas. “Estamos concorrendo com projetos nas áreas federal, estadual e municipal”, informa Gallindo. Os projetos inscritos competem nas categorias serviços públicos e administração pública.

Conforme Verlânio Gallindo, o Saúde Digital tem como foco a prestação de serviços para o cidadão. “Com a implantação do sistema em algumas unidades de saúde do município, os pacientes são atendidos de forma mais ágil, economizando tempo e eliminando papéis. Apenas com o toque da digital todas as informações do paciente são monitoradas na recepção pela atendente, no local onde está sendo realizado o atendimento pelos médicos, ou em qualquer outra unidade da rede”, explica.

Durante o 10º Prêmio Excelência em Governo Eletrônico também vai ocorrer o 39º Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública – SECOP, onde o Sistema Saúde Digital será apresentado através de realização de palestra.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113607 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]