Administração de Tarcízio Pimenta diz que política cultural prioriza artistas locais. Confira as notícias da Prefeitura de Feira de Santana

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Incentivar a produção de artistas locais e resgatar as manifestações populares da cidade. Estes são os focos principais da política cultural desenvolvida pelo Governo Municipal nos últimos dois anos e meio. Além dos projetos próprios, a Prefeitura garante apoio a iniciativas de outros segmentos.

“A contribuição do Município tem sido fundamental para nossos projetos”, atesta a diretora do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), Celismara Gomes. Segundo ela, esse apoio se dá em eventos que “extrapolam os muros da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), pois envolvem a identidade cultural da cidade”.

Celismara cita como exemplo o Festival de Sanfoneiros, que este ano teve um público de mais de 1.600 pessoas, o que sinaliza a necessidade de ser realizado em via pública. “Feira é uma vitrine para os artistas”, afirma. A Caminhada do Folclore e a Feira do Livro são outros eventos do órgão apoiadas pela Prefeitura, conforme ressalta a diretora do Cuca.

A política cultural de Feira de Santana é desenvolvida pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer e Fundação Cultural Egberto Tavares Costa e inclui desde a realização de grandes eventos como Micareta, São João e São Pedro, a festivais (Vozes da Terra e Gospel) e manutenção de espaços culturais, a exemplo dos teatros Margarida Ribeiro e Maestro Miro, Biblioteca Municipal e Museu de Arte Contemporânea.

O recém-realizado Fórum Municipal de Cultura é destacado pela diretora de Cultura Luluda Barreto como um momento decisivo para o planejamento de ações, inclusive com a proposta de criação de um fundo específico. “A abertura do diálogo é um fator decisivo para os avanços na área cultural”, afirma, citando ainda o sucesso do Pró-Cultura, que este ano aprovou 128 projetos.

Parque do Saber recebe alunos de Feira e região

Diversas escolas de Feira de Santana e municípios vizinhos incluem em sua grade de atividades visitas ao Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo. De acordo com o diretor do planetário, Basílio Fernandez, o equipamento recebeu no ano passado visitas de escolas de 71 municípios. “A expectativa é que esse número seja superado neste ano”, informa.

Na manhã desta segunda-feira (8), cerca de 150 crianças e adolescentes conheceram as instalações do Museu, conferiram a exposição “Rota Maya”, que permanece em cartaz até o dia 28 de agosto, e assistiram ao filme “Kaluoka’Hina- o recife encantado”.

Segundo Manuela de Jesus Silva, coordenadora do Grupo Escolar Arlete Magalhães, do município de Amélia Rodrigues, a excursão integra as ações do projeto desenvolvido pela instituição que tem como foco a preservação ambiental.

“Trouxemos nossos alunos do 1º ao 5º ano na faixa etária de 6 a 13 anos para conhecer o museu e aprender noções de preservação ambiental e de convívio social através do filme Kaluoka’Hina. Na oportunidade eles aproveitaram para conhecer um pouco da história da civilização Maya”, informou a coordenadora.

A professora Tânia Almeida, responsável pelo grupo formado por 86 alunos da Escola Municipal Áureo Filho, situada no bairro Capuchinhos, destacou a importância de promover atividades que estimulem as capacidades intelectuais dos jovens.

“O Parque do Saber oferece uma programação voltada para ciência, tecnologia e cultura, o que favorece o desenvolvimento do intelecto e complementa o conteúdo apresentado em sala de aula”, explica.

Nova linha de ônibus no bairro Santa Mônica II

Os moradores da rua Pássaro Alegre, no bairro Santa Mônica II, comemoraram na manhã desta segunda-feira (08) a entrega de uma nova linha do Sistema Integrado de Transporte (SIT). O ato contou com as presenças do prefeito Tarcízio Pimenta e secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles.

O microônibus que vai compor a frota de transporte coletivo do Município já está em circulação fazendo a linha Santa Mônica II – Terminal Central. O prefeito destacou a preocupação em oferecer conforto e segurança aos usuários do transporte público de Feira de Santana.

“O cidadão que necessita do serviço de transporte público sabe da importância de uma nova linha que vai garantir comodidade aos usuários. E sabendo dessa necessidade estamos implantando um novo roteiro no sistema, com um veículo novo e adaptado”, afirmou Tarcízio Pimenta.

De acordo com o secretário Flailton Frankles, a criação da linha atende reivindicações antigas da comunidade. “A solicitação da comunidade foi prontamente atendida pelo prefeito Tarcízio Pimenta. Os usuários de transporte coletivo vão contar com veículo moderno, abrigo para proteger os passageiros do sol e da chuva e horários definidos para saída e chegada”, informou Frankles.

Para a estudante Ariane Nascimento, com o novo ônibus circulando pela rua Pássaro Alegre não será necessário se arriscar utilizando transporte clandestino. “Com esta nova linha vamos poder estudar à noite sem a preocupação de chegar em casa tarde, porque agora o ônibus vai parar praticamente em frente a minha casa. Vamos ter segurança e conforto para ir e voltar do Centro da cidade”, comemorou.

A dona de casa Maria de Lurdes Rodrigues, residente no bairro há 40 anos, também demonstrou satisfação com a melhoria. “Desde que cheguei no bairro nunca vi um ônibus passar nesta rua. Esse ônibus representa um ganho muito importante para toda a comunidade, que antes tinha que descer nas proximidades do viaduto e andar bastante até chegar em suas casas”, contou.

O vereador José Carneiro parabenizou o Governo Municipal pela iniciativa. “O prefeito acertou quando atendeu a reivindicação da comunidade, que a partir de agora passa a contar com transporte de qualidade”, destacou.

Estiveram presentes, ainda, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro; diretor de Transporte Público da SMTT, Denílson Santiago e o vereador Sebastião Bastinho.

Medicamentos para os pacientes do Caps

Para evitar que os pacientes assistidos pelas unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) permaneçam por mais tempo sem os medicamentos de saúde mental, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou no último dia 20, em caráter emergencial e na modalidade pregão eletrônico, licitação para aquisição dos medicamentos.

O fornecimento da medicação utilizada pelos pacientes que sofrem de transtornos mentais é uma contrapartida estadual, através da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), assim como o abastecimento de outros medicamentos, a exemplo os de farmácia básica.

A diretora de Gestão da Rede Própria, Gilberte Lucas, observa que o não envio dos medicamentos e, consequentemente, desabastecimento das unidades do Caps, exigiu que os itens que são fornecidos pelo Estado fossem incluídos na licitação de medicamentos da contrapartida municipal, tendo em vista a falta deles na Sesab. “Não podemos permitir que os pacientes fiquem sem os medicamentos necessários para o tratamento. Por isso, adotamos tal medida”, afirma.

Segundo Gilberte Lucas, a licitação encontra-se em processo de finalização. “Estamos recebendo as documentações dos fornecedores para, em seguida, realizar a homologação. Acreditamos que os medicamentos sejam dispensados à população em no máximo 30 dias”, informa.

A Sesab alega que as causas da falta dos medicamentos são os atrasos nas entregas dos fornecedores, que não cumpriram os prazos previstos; problemas no processo de fabricação, por indisponibilidade de matéria-prima no mercado; além da morosidade excessiva provocada pelas impugnações dos processos licitatórios.

Reforma da Quadra de Esportes do Subaé

Visando proporcionar melhores condições de lazer à comunidade do bairro Subaé, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) deu início à reforma da Quadra de Esportes localizada entre as ruas Professora Celina Vidal de Moura e Tupirandi.

As intervenções incluem recuperação e pintura do piso, pintura do gradil, traves e paredes, revisão da rede elétrica, limpeza da área, retirada da rede de proteção superior. A previsão é que os serviços sejam concluídos nos próximos dez dias.

Para a comunidade, a reforma vai melhorar o aspecto do equipamento e atrair mais jovens para a prática de esportes e diversão. “A quadra é a nossa melhor opção de lazer e estava precisando mesmo de uma reforma. Todos os dias a turma se reúne para jogar futebol aqui, depois que estiver pronta com certeza muita gente vai querer participar”, afirma o estudante Ellisson Ribeiro Santos, de 13 anos.

O jovem Kaio Rodrigues de Jesus, de 9 anos, comemorou as melhorias que serão empregadas no equipamento. “É sempre bom ter uma quadra bonita, iluminada para que a gente possa brincar com segurança. Todos os meus colegas que participam dos jogos estão contando as horas para a entrega da nossa quadra reformada”, declarou.

O adolescente Alexandre das Virgens Lima também se declarou ansioso pela conclusão dos trabalhos. “A quadra estava mesmo precisando de uma reforma para consertar as rachaduras no piso, tirar essa rede que colocaram para a bola não sair da quadra pela parte de cima. Depois que a quadra for entregue toda reformada vamos jogar com mais estímulo”, afirmou Alexandre.

Atendimento humanizado no Hospital da Mulher

Gestantes de Feira de Santana e de mais 100 municípios circunvizinhos contam com atendimento humanizado no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher. A unidade é referência em atendimentos a parturientes e também a recém nascidos de alto risco.

Durante o final de semana foram registrados 178 atendimentos até o início da tarde deste domingo (07). Desse total foram efetuados 42 internamentos entre partos e curetagens.

A estudante Fernanda Mercês da Silva, de 18 anos, deu à luz ao pequeno Natan Luís e demonstrou satisfação pelo atendimento recebido. “Fui muito bem atendida desde o momento da chegada, quando sentia muitas dores, até mesmo depois do nascimento do meu bebê”, revelou a parturiente.

O tratamento humanizado foi destacado também pela dona de casa Cristina Torquato Abreu, moradora do município de Quijingue. “Quando comecei a sentir as dores o médico da minha cidade me encaminhou para o Hospital da Mulher. A equipe me recebeu com bastante cuidado. Eu e o meu bebê recebemos todos os cuidados necessários”, afirmou.

O Hospital da Mulher está recebendo melhorias como pintura nas paredes e móveis, substituição das portas, reparos na rede elétrica e hidráulica, limpeza geral e aquisição de novos equipamentos. O ambulatório da unidade vai passar a oferecer novas especialidades. Além de atendimento com nutricionista, fonoaudiólogo, endocrinologista, psicólogo e dentista serão oferecidas consultas com ginecologista, angiologista e cardiologista, e serviços de ultrassom e endoscopia.

Construção de pontilhões no bairro Aviário

Visando evitar alagamentos em períodos de chuva e melhorar o acesso e tráfego no trecho que liga as ruas Senador Quintino e Três Irmãos, no bairro Aviário, o governo municipal deu início as obras de construções de dois pontilhões. Para a comunidade local, o equipamento é uma antiga reivindicação da comunidade.

A moradora Luciene Ferreira disse que está ansiosa pela conclusão das obras. “Graças a Deus que a solicitação foi atendida. Teremos melhores condições de andar pela rua, principalmente nos dias de chuva. A comunidade está torcendo para que a construção não demore de ser concluída”, afirmou.

O aposentado Antonio da Costa destacou a importância dos pontilhões, também, para garantir a segurança dos motoristas e pedestres que trafegam pelo trecho. “Nos dias de chuva, a lama e os buracos oferecem muito perigo a quem passa por aqui. Com certeza, depois que a obra for entregue tudo vai melhorar e vamos ter orgulho de morar no Aviário”, declarou.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, os pontilhões facilitarão o fluxo do afluente do rio Subaé, que corta a via. Os serviços envolvem recursos da ordem de R$ 240 mil e estão sendo executados pela empresa CKM Ltda, vencedora de licitação pública. Os recursos são do Município.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115084 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.