Ações de Saúde do Homem na Cidade Nova. Confira as notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Para mobilizar a população masculina do bairro Cidade Nova a buscar os serviços de saúde, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Carlos Alberto Krushewsky, instalada no Centro Social Urbano (CSU), vai oferecer vários serviços nesta terça-feira (23), das 8 às 12horas, na praça José Falcão da Silva, localizada próximo a Estação de Transbordo Norte.

De acordo com a enfermeira da UBS, Alda Mascarenhas, a ação de impacto visa ressaltar a importância da prevenção e promoção da Saúde do Homem. “O público masculino infelizmente não gosta de se cuidar. Por isso, torna-se fundamental realizarmos atividades com esta finalidade, para atrair a atenção deles”, destaca.

Segundo Alda Mascarenhas serão disponibilizados serviços como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, orientação nutricional e palestras. “Temas como câncer de próstata, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), hipertensão e diabetes, estão entre os que serão abordados, com o intuito de alertar, mostrar como é a prevenção e o tratamento”, revela.

Ela observa que espera que a participação dos homens no evento seja expressiva. “Fizemos uma boa divulgação da ação no bairro. Agentes comunitários de saúde convidaram o público masculino durante as visitas domiciliares, divulgamos o evento nas igrejas e a rádio comunitária da feirinha da Cidade Nova informou também sobre a realização da ação”, pontua a enfermeira.

Áreas do Parque de Exposição recebem estrutura

As estruturas metálicas que vão transformar as áreas do Parque de Exposição João Martins da Silva em palcos e espaços para julgamentos e leilões, durante a Expofeira 2011, já começaram ser montadas. No espaço destinado à realização dos shows musicais, a estrutura está sendo erguida para dar origem ao palco, por onde passarão artistas consagrados nacionalmente e artistas da terra.

Já a área destinada aos pecuaristas, denominada Casa do Criador, instalada entre os espaços onde ocorrerão os julgamentos, também já começa a ganhar forma. A construção do novo espaço para a realização de leilões está em andamento.

Todos os pavilhões onde serão expostos os animais já estão recebendo as “camas de pó de serra”. A previsão, conforme o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, é de que os serviços para a realização da Expofeira 2011, sejam finalizados dentro de uma semana.

“Estaremos concluindo os preparativos até a próxima terça-feira (30), quando começam a chegar os animais que participarão da exposição agropecuária de Feira de Santana”, prevê.

Alunos do Cicaf participam de palestra

Mais de 400 alunos do Centro Integrado de Capacitação e Apoio ao Adolescente e à Família Professora Gilza Melo (Cicaf) participaram da palestra motivacional “Como manter sua auto-estima elevada”, na manhã desta terça-feira (23). A aula extraclasse faz parte da grade curricular de todos os cursos que são oferecidos na unidade.

Segundo a pedagoga do Cicaf, Cíntia Barbosa Lopes, o objetivo do encontro é mostrar para os alunos como eles podem elevar sua auto-estima atuando no mercado de trabalho. “O momento também é uma boa oportunidade para integrar os alunos através das dinâmicas voltadas para as relações interpessoais”, explica.

Para uma das alunas do curso Básico Integrado, Tainá de Jesus, 15 anos, a palestra foi bastante proveitosa. “Hoje aprendi dicas importantes que vão ser úteis para a área profissional”, afirma. Alércio Santana, 17 anos, também estudante do Cicaf, ressalta que a dinâmica sobre crise ou oportunidade trouxe novas informações sobre o mercado de trabalho. “É muito importante participar de atividades fora da sala de aula. As palestras realizadas junto com as dinâmicas são excelentes para facilitar o aprendizado”, destaca.

No Cicaf são oferecidos os cursos Básico integrado, Informática, Recepcionista, Telefonista, Inglês I, II e III, Garçom, Depilação, Massagem, Manutenção em micros, Mecânica automotiva, Dança, Artesanato, Manicure e Pedicure. Os alunos receberão certificados dos cursos no dia 12 de setembro.

Autorizada reforma de quadra poliesportiva

A autorização dos serviços de recuperação da Quadra Poliesportiva Vereador José Nery, localizada no distrito de Humildes, anunciada no início da manhã desta terça-feira (23) pelo prefeito Tarcízio Pimenta, foi comemorada pela comunidade e lideranças políticas do distrito.

As intervenções vão resultar na reforma do alambrado, eficientização da iluminação, recuperação do piso e da alvenaria, que vai ganhar uma nova pintura. As traves e tabela de basquete também serão recuperadas. A empresa responsável pela execução dos serviços é a Teixeira Bastos Construções Ltda, que iniciará a obra de imediato.

Durante o anúncio de autorização dos serviços, o prefeito Tarcízio Pimenta destacou a importância de oferecer equipamentos de lazer à comunidade. “O esporte é uma opção de lazer fundamental no desenvolvimento de crianças e jovens. A quadra poliesportiva será desfrutada por famílias inteiras, durante o dia e a noite, já que contará com iluminação adequada. Estamos presenteando a comunidade de Humildes com esta obra, e em breve iremos dar início as obras de pavimentação de várias ruas do distrito”, declarou.

O administrador do distrito, Edson Borges Oliveira, observou que a quadra foi construída em 1996 e passou por uma única intervenção desde a sua inauguração. “O prefeito está atendendo uma antiga reivindicação da comunidade, que hoje tem razões de sobra para comemorar. Os moradores já se divertem na quadra e certamente usufruirão do espaço ainda mais, depois que estiver todo recuperado”, avaliou.

A autorização dos serviços da reforma da Quadra Poliesportiva Vereador José Nery foi acompanhada pelos secretários municipais de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles; de Habitação e Regularização Fundiária, Gilberto Ruy, e de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro. Participaram também do ato o vereador José Marques de Messias e o ex-vereador José Benedito da Hora.

Grandes atrações marcam a noite gospel durante a Expofeira 2011

As pessoas que apreciam músicas voltadas para o estilo gospel vão ter uma boa oportunidade para participar da grande final do Festival Gospel, que será realizado no dia 8 de setembro, no Parque de Exposição João Martins da Silva, a partir das 19 horas. A cantora Fernanda Brum e Irmão Lázaro vão animar a noite bem como os novos talentos revelados.

A primeira atração gospel a se apresentar nesta noite da Expofeira 2011 é a cantora Fernanda Brum. “O público deverá chegar com antecedência no local para curtir toda a programação. O cantor Lázaro irá lançar o seu mais novo DVD com o título “Um sentimento novo”, que também traz músicas inéditas. Para nós é um privilégio contribuir com o sucesso do evento”, afirma o produtor musical, Elionai Santana.

Para o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Euclides Artur Andrade, através do festival, novos artistas serão apresentados para um grande público que participará também da feira agropecuária.

“Neste ano teremos grandes atrações e a nossa expectativa é que um grande público compareça para prestigiar o evento. Vamos dar oportunidade também para que grupos de dança de rua, representando diversos bairros, se apresentem e concorram a prêmios”, informa.

A premiação total de R$ 8.500,00 será dividida para os doze finalistas. As inscrições foram finalizadas na sexta-feira (19). Nesta segunda-feira (22) os pré-selecionados começaram a ensaiar as músicas no estúdio. A iniciativa é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa.

Limpeza e manutenção no Parque de Exposição

O Parque de Exposição João Martins da Silva está passando por manutenção nas áreas de limpeza e iluminação. Os trabalhos executados pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos visam promover a higiene e humanização do espaço para receber os animais, expositores e visitantes durante os sete dias da Expofeira 2011.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Luiz Araújo, prepostos do Departamento de Iluminação Pública trabalham na requalificação e na substituição de todas as luminárias instaladas em torno do parque. “A ação está concentrada na troca de refletores de policarbonato por refletores de vidro”, ressalta.

Quanto aos serviços de limpeza, a equipe executa de forma sistemática os trabalhos de varrição, capinação e pintura do meio fio. “O Departamento de Limpeza Pública estará atuando no evento todos os dias, no período diurno, realizando a limpeza e manutenção do espaço”, informa o secretário Luiz Araújo.

A Expofeira 2011 acontece de 04 a 11 de setembro e é considerada a maior mostra agropecuária do interior da Bahia. O evento reúne um grande número de animais de pequeno e grande porte, além de abrir espaço para bons negócios.

Aulas do Senai no Centro Digital

O Centro Digital Drance Mattos de Amorim, no bairro Baraúnas, será utilizado por alunos do Senai (Serviço Nacional de Aprendizado Industrial) em Feira de Santana. A iniciativa é resultado de parceria entre o Senai, a Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa e o Instituto Paramitas.

A coordenadora do Instituto Paramitas, Claudia Stippe, observa que os alunos do Senai passarão a dispor de uma sala de aula totalmente estruturada. “É um espaço dotado de equipamentos modernos, com lousa eletrônica, e toda a estrutura voltada para o aprendizado tecnológico”, pontua Claudia.

Inicialmente a sala do Centro Digital será utilizada por alunos de duas turmas do curso de Instalador e Reparador de Redes de Computadores. Os jovens foram contemplados pelo Programa de Cursos de Qualificação Profissional Gratuitos, certificado pelo Senai de Feira de Santana.

O Centro Digital Drance Mattos de Amorim é o maior equipamento do gênero no norte-nordeste do país. Inaugurado em junho deste ano, conta com duas salas de 50 metros quadrados, com 40 computadores cada. A previsão é que até 35 mil pessoas sejam capacitadas, por ano, pelo centro nos cursos básicos de informática, com chancela da Microsoft.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112842 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]