12ª Caminhada do Folclore valoriza Cultura popular em Feira de Santana

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

As comemorações pelo dia do Folclore, 22 de agosto, instituído no Brasil por decreto federal em 1965, ganhou um brilho todo especial em Feira de Santana no domingo (21/08/11), um dia antes da data oficial. A 12ª Caminhada do Folclore proporcionou um passeio pelos diferentes matizes da cultura popular nordestina, enfatizando as manifestações que tem origem nas tradições, lendas e crenças herdadas dos nossos antepassados.

A diversidade das culturas desenvolvidas por negros, brancos e índios esteve em exposição na principal avenida da cidade, a Getúlio Vargas, proporcionando ao público presente, estimado em cerca de 5 mil pessoas, o contato direto com mais de 100 grupos folclóricos, oriundos da sede e distritos de Feira de Santana e cidades circunvizinhas.

O bumba-meu-boi, o reisado, o maculelê e a capoeira vicejaram na avenida contagiando a plateia que acompanhava, de olhos atentos, os movimentos, os gestos e os cantos destas manifestações populares. Detalhe para a presença marcante das crianças que se alegravam e interagiam com o espetáculo dos artistas anônimos de caretas, sanfonas e quadrilhas.

A Caminha do Folclore é uma realização da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), por meio do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) com o apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, e está inserida no Guia de Bens Culturais do Brasil, sendo o único evento com esse perfil em toda a Bahia que vem desencadeando um movimento de resgate e revitalização dos grupos locais.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109706 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]