Eleições 2014 – Bahia: presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli articula candidatura para 2014

José Sérgio Gabrielli articula candidatura para 2014.
José Sérgio Gabrielli articula candidatura para 2014.
José Sérgio Gabrielli articula candidatura para 2014.
José Sérgio Gabrielli articula candidatura para 2014.

A matéria é exclusiva do Jornal Estadão e aborda as articulações políticas no interior do Partido dos Trabalhadores para dar forma a um nome que possa suceder o atual governador da Bahia, Jaques Wagner, nas eleições de 2014.

O ex-presidente Lula sinalizou por diversas vezes que gostaria que o “companheiro José Sérgio Gabrielli disputasse o governo da Bahia”. Mas, resistências internas no partido, lideradas principalmente por Walter Pinheiro, não facilitarão a vida do professor economista e presidente da Petrobras. Nos bastidores, além do nome de Pinheiro, Luís Caetano, prefeito de Camaçari e atual presidente da União dos Prefeitos da Bahia, sonha em chegar ao Palácio de Ondina empunhando a bandeira vermelha com a estrela e o número 13.

Nesta disputa, Gabrielli leva a melhor, tendo como padrinho o fundador do partido e principal político da agremiação.

Confira a integra da reportagem do Estadão com o título ‘Gabrielli tem agenda de candidato na Bahia’

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, tem participado nos dois últimos meses de reuniões com políticos na Bahia, assistido a cerimônias cívicas e a inaugurações e prestigiado festas interioranas. Dirigentes do PT baiano defendem que ele seja o candidato à sucessão do governador Jaques Wagner em 2014.

Tradicional festejo de meio de ano em todo o Brasil, o São João teve patrocínio da Petrobras em 169 municípios no Nordeste – 142 só na Bahia. A ajuda financeira em seis Estados nordestinos (Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte) foi de R$ 10,6 milhões, dos quais R$ 8,5 milhões destinados à Bahia.

No feriado de 23 a 26 de junho (Corpus Christi), Gabrielli esteve nas festas juninas das cidades de Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Ibicuí, Itororó e Itapetinga. Na noite de 23, jantou no restaurante D?Guste, em Santo Antônio de Jesus (Recôncavo Baiano), com o prefeito Euvaldo Rosa (DEM) e vereadores.

Na mesma noite, foi a Cruz das Almas, também no Recôncavo. Chegou no início da madrugada do dia 24. Foi recepcionado pelo prefeito Orlandinho (PT). Em entrevistas, reproduzidas em sites e jornais da região, ele justificou: “Estou aqui como presidente da Petrobras, que patrocina o São João em 130 cidades”.

No decorrer do dia, ele viajou para o sul da Bahia. Esteve em Itororó acompanhado dos deputados Geraldo Simões (federal) e Rosemberg Pinto (estadual), ambos petistas. Foram recebidos com uma churrascada pelo prefeito Adroaldo Almeida (PT). Ainda na sexta-feira, visitou Itapetinga e almoçou com o prefeito José Carlos Moura (PT). Também foi a Ibicuí, onde o prefeito Cláudio Dourado (PTB) o levou para um encontro com 15 prefeitos, vereadores e lideranças políticas.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110901 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]