Steel Bras vai fabricar casas de aço em Santo Estevão

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Casas populares com uma estrutura de aço e cimento, erguidas em um curto espaço de tempo, e com um custo-benefício bastante atrativo. A população de Santo Estêvão e região será contemplada nos próximos meses com a primeira fábrica da empresa Steel Bras no país. O empreendimento é pioneiro no Brasil no sistema construtivo que utiliza aço galvanizado como principal elemento estrutural para moradias.

O projeto foi apresentado pelos representantes da empresa durante uma reunião com integrantes do Portal do Sertão, realizada no auditório do LM Hotel, em Santo Estêvão, na tarde desta segunda-feira (25/07/2014). Além do prefeito Rogério Costa, estiveram presentes gestores e representantes de outros 12 municípios que compõem o consórcio.

A empresa deverá gerar cerca de mil empregos diretos no município. “Já iniciamos o processo de desapropriação de uma área de 30 mil metros quadrados e agora vamos remeter para votação na Câmara de Vereadores. A permissão de uso será de dez anos, e prorrogável por mais dez”, explica o prefeito Rogério Costa.

PRODUÇÃO

A Steel Bras prevê a construção de 40 casas por dia. “As estruturas das casas são produzidas na fábrica e transportadas dentro de uma área de 150 quilômetros”, ressalta Rogério. O diretor da Steel Bras, José Nunes, lembra que apesar do modelo ser ainda pouco conhecido no Brasil, já é predominante há muitos anos em países como Estados Unidos e Canadá.

“Uma casa dessa dura 200 anos. O material diminui o calor térmico, e é semelhante ao que é utilizado na Casa Branca, nos Estados Unidos”, revela. O diretor Marco Túlio observa que a qualidade aliada ao baixo custo é o grande diferencial do produto oferecido. “Quem mais vai ser beneficiado é o povo da região”, acredita.

A previsão é que a fábrica já esteja operando em quatro meses. A Steel Bras pretende construir na região 10 mil casas populares em um ano, através do Programa Minha Casa, Minha Vida, e de uma parceria que está sendo firmada entre o Banco Bradesco e a Prefeitura Municipal de Santo Estêvão – visando a construção de casas para os servidores públicos municipais.

“Os funcionários públicos poderão pagar de forma consignada, com um baixo custo, semelhante ao Minha Casa, Minha Vida”, explica o prefeito Rogério Costa. A Steel Bras irá disponibilizar oito modelos diferentes de casas populares. Os imóveis podem ser ampliados em até quatro andares verticalmente, ou horizontalmente utilizando alvenaria comum.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120515 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.