São Gonçalo dos Campos aniversaria nesta quinta-feira (28/07)

São Gonçalo dos Campos completa 127 anos de emancipação.
São Gonçalo dos Campos completa 127 anos de emancipação.

São Gonçalo dos Campos completa 127 anos de emancipação.
São Gonçalo dos Campos completa 127 anos de emancipação.

Com sua história iniciada no século XVII, o município de São Gonçalo dos Campos comemora 127 anos de emancipação nesta quinta-feira (28). A trajetória da cidade foi exaltada pela deputada estadual Graça Pimenta (PR) na Assembleia Legislativa (AL).

“Os bandeirantes que desbravaram o território onde hoje está São Gonçalo dos Campos se instalaram numa localidade pertencente ao município de Cachoeira, que foi nomeada como Campos de Cachoeira. No lugar desbravado, os aventureiros construíram currais e plantaram o próprio alimento”, conta a parlamentar através de moção apresentada na AL.

Conforme o documento, em seguida os aventureiros ergueram uma capela dedicada a São Gonçalo do Amarante, imagem sagrada que, segundo as histórias sobre o município, surgiu misteriosamente no local. A edificação concentrou moradores ao seu redor, algo determinante para o surgimento do arraial. Em 1696 a localidade passou a ser freguesia.

Graça Pimenta recorda na moção que “em 28 de julho de 1884, o território desbravado foi elevado à categoria de vila com o nome de São Gonçalo dos Campos e em 1897 chegou à condição de cidade”. No ano de 1931, o município passou a ser denominado apenas por São Gonçalo e em 1944 o nome voltou a ser São Gonçalo dos Campos.

O município ficou conhecido como Cidade Jardim, por conta dos jardins locais. A cidade tem 33.283 habitantes, área territorial de 300,729 Km² (Censo 2010) e está a cerca de 130 quilômetros de Salvador. A economia são-gonçalense é movimentada pelas indústrias avícolas da região e também pela agropecuária. Entre as manifestações culturais merecem destaque os festejos juninos.

São Gonçalo dos Campos é terra natal de Muniz Sodré, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e intelectual conhecido nacionalmente por suas obras, com destaque para os estudos na área da Comunicação Social.

“Nesta data histórica, parabenizo o município de São Gonçalo dos Campos e a população local, desejando-lhes cada vez mais progresso e cidadania”, declara Graça Pimenta.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110072 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]