Romaria da Lapa debate agricultura familiar e direito à terra

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Começou na noite de ontem, sexta-feira (08/07/2011), com uma celebração na entrada da gruta onde fica a imagem de Bom Jesus da Lapa, e prossegue até este domingo (10), a 34ª Romaria da Terra e das Águas em Bom Jesus da Lapa, município a 796 quilômetros de Salvador, na região oeste do estado. O evento não reúne apenas religiosos, mas principalmente movimentos sociais da região e de vários outros municípios do estado. Pescadores, trabalhadores rurais, povos indígenas, quilombolas, entre outros, vão discutir a questão do uso da terra e das águas, a política de ocupação, o trabalho e as organizações sociais desses movimentos e as suas relações com o Poder Público e as empresas. A romaria é organizada pela Comissão Pastoral da Terra, corrente ligada à Igreja Católica.

Neste sábado (9), por exemplo, é o dia dedicado às discussões temáticas, nos chamados plenarinhos e à tarde, após os debates, haverá uma procissão pelas ruas da cidade. Amanhã, antes do encerramento, que acontecerá às 11h com uma grande celebração na esplanada – onde fica a Gruta de Bom Jesus da Lapa, todas as lideranças dos movimentos sociais vão apresentar documentos com propostas de trabalho para serem executadas até a realização de novo evento, em 2012. Hoje pela manhã, o deputado Valmir Assunção (PT-BA) e a secretária estadual de Política para as Mulheres (SPM/BA), Lúcia Barbosa, participaram das discussões com os líderes de movimentos sociais.

Para a secretária Lúcia Barbosa, a romaria, diferente do evento religioso que acontece em agosto, é um momento de conscientização política dos movimentos sociais. “Aqui se reza, mas principalmente se debate os problemas dos camponeses e das camponesas”, disse. Já para o deputado Valmir Assunção, a romaria da Terra funciona como uma espécie de clamor daqueles que querem mais justiça e igualdade social. “É o grito daqueles que normalmente são excluídos das políticas sociais e que querem ter respeitados os seus direitos”, disse.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110934 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]