Representantes de frigoríficos baianos retornam expedição de benchmark na Nova Zelândia

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Um grupo de representantes de frigoríficos baianos está chegando hoje (18/07/2011) de uma expedição à Nova Zelândia. A missão, capitaneada pelo Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Estado da Bahia – Sincar, teve como objetivo buscar referências tecnológicas nas melhores e mais eficientes plantas industriais daquele país, com uma agenda intensa de visitas e reuniões. A Nova Zelândia é sétimo maior exportador de carne bovina do mundo, tem um rebanho bovino aproximado de 9,5 milhões de animais, e contabiliza em torno de 30 milhões de ovinos.

De acordo com o zootecnista e consultor do Sincar, Alex Bastos, que seguiu com o grupo e cuidou da programação de visitas, as características que melhor definem a moderna indústria frigorífica neozelandeza são tecnologia, economia, informação individual de rendimento, simplicidade e praticidade. “Os modelos das plantas industriais e os sistemas produtivos adotados permitiram aos empresários consideráveis reduções de custos com energia e mão-de-obra, além de diminuir também o consumo de água”, diz Alex Bastos.

Segundo o presidente do Sincar, Julio Farias, as visitas de reconhecimento e os programas de reciclagem de conhecimentos são estimulados pelo Sincar. “Temos um rebanho bovino do tamanho do neozelandês aqui na Bahia, e, certamente, muita coisa para aprender, e, porque não dizer, ensinar”, pondera Farias.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108703 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]