Profissionais da Associated Press são orientados a não manifestar opiniões nas redes sociais

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Os funcionários da Associated Press (AP) foram orientados a não manifestar suas opiniões nas redes sociais, informou o Poynter, para não colocar em risco a reputação da agência de notícias americana, criada há 165 anos.

Jim Romenesko, em artigo para o Poynter.org, reproduziu um memorando de Tom Kent, editor da AP, sobre posts de profissionais da agência relacionados ao julgamento de Casey Anthony, americana inocentada da acusação de ter matado a própria filha, e à aprovação do casamento gay no estado de Nova York. “Esses posts minam a credibilidade dos nossos colegas, que têm se esforçado tanto para fazer uma cobertura equilibrada e imparcial dos temas”, escreveu Kent, acrescentando que, segundo as regras da agência, “quem trabalha para a AP precisa estar consciente de que sua opiniões podem comprometer a reputação da AP como fonte imparcial de notícias”.

De acordo com o The Editors Web Log, dois “gigantes” da mídia precisaram enfrentar o impacto das redes sociais. A BBC estava considerando proibir o uso das mídias sociais, enquanto a Reuters designou umeditor para administrar sua presença nas redes sociais. Em maio, a Bloomberg, a Freedom Communications, Inc. e o Toronto Star lançaram regras para o uso das mídias sociais. A American Society of News Editors também divulgou recentemente diretrizes para a utilização das redes sociais.

Embora redes sociais como o Facebook, o Twitter e agora o Google+ estejam se tornado cada vez maispopulares entre os jornalistas, repórteres e comentaristas já tiveram problemas por compartilhar suas opiniões na internet. A veterana editora da CNN Octavia Nasr foi demitida há um ano depois fazer um comentário no Twitter considerado inapropriado.

Em abril passado, a Comissão Nacional de Relações Trabalhistas dos Estados Unidos anunciou que apresentaria uma queixa contra a Reuters, que repreendeu uma repórter por criticar a empresa no Twitter.

*Com informação : Knight Center | Por Ian Tennant/AP

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120656 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.