Plano de Cultura de Feira de Santana será enviado ao Poder Legislativo Municipal para aprovação

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Os projetos culturais de Feira de Santana irão ganhar um importante reforço dentro em breve, através da elaboração do Plano Municipal de Cultura. A iniciativa é desenvolvida por agentes culturais do Município, que levantam discussões sobre as verbas e suas aplicações, durante o I Fórum Municipal de Cultura de Feira de Santana.

O evento acontece nesta quarta-feira (27/07/2011), no Centro de Cultura Maestro Miro. Segundo o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Arthur Andrade, o plano e o Fundo Municipal de Cultura vão ser submetidos ao Poder Legislativo Municipal para aprovação, permitindo que o Governo Federal e Governo Estadual possibilitem a transferência de recursos.

“Independente disso, vai ser estabelecido um percentual que deverá ser disponibilizado para a cultura em Feira de Santana. Tudo isso passa por um processo de diálogo, como nós estamos fazendo. Nosso intento é fortalecer a cultura de Feira de Santana”, ressalta o secretário.

Das verbas destinadas para a Secel, aproximadamente 80% são destinadas para a cultura e o entretenimento. Outra atividade que o Govermo Municipal pretende apoiar de forma mais intensificada é a dança de rua e os grafiteiros, conforme Andrade. “Já tivemos uma apresentação no bairro Irmã Dulce com o apoio do Município”, declara.

Todos os segmentos que representam a cultura de Feira de Santana, a exemplo de produtor cultural, músico, dançarino e ator participam da elaboração de políticas públicas para implementar a cultura local. Um deles é o produtor Rubem Santos Júnior, que considera a iniciativa importante por “permitir que o governo ouça a sociedade civil organizada no que se refere a cultura do Município”.

Para o mestre da cultura popular Augusto de Souza Filho, o evento é muito valoroso. “A iniciativa é boa e nós esperamos um certo avanço para a cultura de Feira de Santana através de eventos como este”, destaca.

O I Fórum de Cultura foi aberto com a palestra do consultor de Cultura, Hygor Almeida, que abordou o tema “O que é Plano Municipal de Cultura”. A programação seguiu com apresentação e leitura da Minuta do Fundo Municipal de Cultura, Plenária com o Conselho Municipal de Cultura.

À tarde o fórum continua com Formação dos Grupos de Trabalho (GT´s) e discussão dos Eixos Temáticos nas salas específicas, seguida por Apresentação na Plenária das propostas dos Eixos Temáticos. As atividades encerram às 18 horas.

Chaves do Minha Casa, Minha Vida

As 380 famílias contempladas com o Residencial Santa Bárbara, adquirido através do Programa Minha Casa, Minha Vida, estão recebendo nesta quarta-feira (27) as chaves e a documentação de seus imóveis. O empreendimento está localizado na avenida Iguatemi, bairro Mangabeira.

O mutirão de entrega, promovido pela Caixa Econômica Federal em conjunto com as secretarias municipais de Habitação e Regularização Fundiária e Desenvolvimento Social, acontece no Ginásio Municipal de Esportes.

Segundo o secretário de Habitação, Gilberto Ruy Souza, o programa Minha Casa Minha Vida tem contribuído para melhorias do índice de déficit habitacional em Feira de Santana. “Estamos presenciando com grande satisfação a realização do sonho de centenas de pessoas, que antes moravam de aluguel ou com familiares. Esta entrega representa o cumprimento de mais uma missão”, avalia o secretário.

Para a diarista Irenilda Ribeiro da Silva, esta data ficará marcada em sua memória. “Este dia será lembrado como o dia da maior conquista de toda a minha vida. Estou realizando o sonho de ter a minha casa própria. Antes eu morava de favor na casa de parentes, a partir de hoje vou me mudar com meu filho e iniciar uma nova vida pagando apenas R$ 51 por mês de prestação”, comemorou.

Tatiana dos Santos Gonçalves, 26 anos, portadora de necessidades especiais, festejou ao lado de seu esposo o recebimento das chaves. “Agora sim vamos ter a nossa vida de casal sem interferência de outras pessoas. Este é um momento de muita alegria e emoção. Vamos agradecer a Deus por esta benção”, declarou a moradora.

A emoção tomou conta da dona de casa Eufrosina Maria dos Santos, que aos 58 anos concretizou um desejo de anos. “Sair do aluguel para a minha casa própria é como se estivesse ganhando um tesouro”, afirmou.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120656 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.