
A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) traz no seu terceiro concerto da Série Jorge Amado, duas das obras mais conhecidas do compositor checo Antonín Dvorák, um dos mais aclamados do período romântico. O concerto acontece no próximo dia 21 de julho, quinta-feira, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, às 20 horas, e terá regência do oboísta alemão Rodrigo Blumenstock. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira).
As Serenatas (1 e 2) são duas das obras mais conhecidas e executadas de Dvorák. De acordo com o maestro Pino Onnis, músico da OSBA, essas obras “encarnam as qualidades que associam a cor e a elegância da forma; maravilhosa mistura do folclore com a harmonia clássica e o espírito emocional da música do seu país”. Na segunda parte, a OSBA executa trechos da peçaDanças Eslavas, que foi escrita inicialmente para piano a quatro mãos, e que foram orquestradas pelo autor pouco depois, resultando em um enorme sucesso na época.
A Série Jorge Amado faz parte da Temporada 2011 da Orquestra Sinfônica da Bahia que homenageia grandes personalidades artísticas baianas. Além do escritor, batizam as Séries da OSBA este ano o cineasta Glauber Rocha, o artista plástico Carybé e o barroco Manuel Inácio da Costa. A OSBA tem hoje como gestor artístico o maestro Carlos Prazeres e é mantida pela Secretaria de Cultura, através da Fundação Cultural do Estado e do TCA.
PROGRAMA
A. DVORÁK
SERENATA nº1, em Mi maior, Op.22
para cordas
I. Moderato
II. Tempo di Valse
III. Scherzo.Vivace
IV. Larghetto
V. Finale. Allegro vivace
SERENATA nº2, em Ré menor, Op.44
para sopros, violoncelo e contrabaixo
I. Moderato,quase marcia
II. Menuetto
III. Andante com moto
IV. Allegro molto
DANÇA ESLAVA nº7, em Dó menor,Op.46