Parceira entre grandes e pequenos produtores acelera desenvolvimento da Chapada

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

“A Chapada Diamantina é sinônimo de pujança. A região está se estruturando e dando passos largos, gerando empregos e renda”, disse o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, ao participar em Mucugê, da reunião da Câmara Setorial de Hortaliças, que contou com a participação de representantes dos sete estados produtores de batata, entre os quais a Bahia tem desempenho dos mais relevantes, e técnicos da Embrapa. O secretário destacou a união e parceria entre os grandes e pequenos produtores da região, assinalando que a tecnologia de um e a garra e vontade de outros são os fatores que tem contribuído para o desenvolvimento da região. Reunindo grandes e pequenos produtores, o Agropolo Mucugê/Ibicoara é um exemplo inédito de ação que gera 5 mil empregos e produção de 500 mil toneladas de alimentos/ano.

Para o presidente da Associação Brasileira da Batata, Emilio Kenji Okamura, a Bahia, especificamente a região da Chapada, se destaca no cenário nacional pela alta produtividade, tecnologia empregada e qualidade das batatas produzidas, representando 10% da produção nacional e 90% do Nordeste. Dos 100 mil hectares plantados de soja no Brasil, 6 mil estão na Bahia, que aparece em 5º lugar no ranking nacional, quase superando Goiás, que ocupa a 4ª colocação.

De acordo com Okamura, o estado de Minas Gerais lidera o ranking, seguido por São Paulo e Paraná. Em sexto lugar aperece o Rio Grande do Sul e em sétimo o estado do Paraná.

O secretário Eduardo Salles destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Embrapa, que tem contribuído para o desenvolvimento da cultura da batata e sugeriu a criação de uma estação experimental na chapada.

TERCEIRO ALIMENTO

A batata é o terceiro alimento mais consumido no mundo, ultrapassando o milho e ficando atrás apenas do trigo e arroz. No entanto, destaca Natalino Shimoyama, secretário da Associação Brasileira de Batata, “para a mídia, batata é carboidrato e gordura”, um julgamento totalmente errado, conforme ele afirma. Shimoyama explicou que na composição da batata, 80% é água e 20% nutrientes.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120760 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.