ONU parabeniza Brasil e Argentina por 20 anos de cooperação nuclear

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares, Abacc, tem como objetivo garantir à comunidade internacional que todo o material é usado para fins pacíficos.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, parabenizou os governos do Brasil e da Argentina pelos 20 anos de cooperação bilateral em salvaguardas.

Em nota, emitida, nesta segunda-feira, em Nova York, Ban disse que a agência tem dado uma contribuição importante ao desarmamento e à não-proliferação nucleares

Tratado de Tlatelolco

De acordo com a página da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares, Abacc, a entidade é a primeira agência binacional do mundo e a única de salvaguardas nucleares.

No início deste mês, uma cerimônia de comemoração dos 20 anos da agência foi realizada no Palácio San Martín, em Buenos Aires, com a presença dos chanceleres do Brasil, Antonio Patriota, e da Argentina, Héctor Marcos Timerman. O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, Yukiya Amano, também compareceu ao evento.

O objetivo da Abacc é garantir à comunidade internacional que todo o material usado nas usinas atômicas brasileiras e argentinas são para fins pacíficos.

Em nota, Ban Ki-moon lembrou a contribuição da agência binacional à entrada em vigor do Tratado de Tlatelolco, a zona livre de armas nucleares que reúne a América Latina e o Caribe.

*Com informação : Radio Onu

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108862 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]