Matriz curricular dos cursos de Educação Profissional será inovada na Bahia, diz Governo Wagner

Cristina Kavalkievcz, diretora da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Profissional da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.
Cristina Kavalkievcz, diretora da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Profissional da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.
Cristina Kavalkievcz, diretora da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Profissional da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.
Cristina Kavalkievcz, diretora da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Profissional da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

A matriz curricular dos cursos tecnológicos do eixo Hospitalidade e Lazer será renovada. Gestores, professores e coordenadores da Superintendência da Educação Profissional da Bahia estão reunidos para, juntos, rever os componentes curriculares e escrever as matrizes a partir das diferentes realidades e olhares. A proposta é atualizar a matriz dos cursos, de modo que as disciplinas e ementas levem em consideração aspectos como a interdisciplinaridade, contextualização, fundamentos, tecnologias e o instrumental. Esta foi a pauta do 1º Encontro Pedagógico sobre Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer, que começou ontem e foi finalizado nesta quarta-feira (13/07/2011), no Hotel Vilamar, em Amaralina (Salvador).

“Estamos aprimorando ainda mais a nossa matriz para que as disciplinas dialoguem entre si, na perspectiva da formação integral do estudante. Não dá para abrir mão da história, da prática, das tecnologias utilizadas e pensar na interdisciplinaridade como caminho”, afirma a diretora de Desenvolvimento da Educação Profissional, Cristina Kavalkievicz.

O superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, destacou a necessidade da metodologia de construção coletiva da atualização das matrizes. Segundo ele, ao reunir gestores e professores de diferentes territórios, que têm percepções e vivências de realidades distintas da Bahia, o Estado possibilita uma Educação Profissional cada vez mais voltada à formação integral dos futuros técnicos. “Com estas discussões, vamos obter uma matriz mais atualizada com o mundo contemporâneo e mais adequada à concepção de Educação Profissional que adotamos”, explicou.

Demandas crescentes – Representando a Secretaria de Turismo do Estado, o assessor José Carlos de Oliveira, ressaltou a importância da matriz curricular na preparação dos técnicos de nível médio, cuja demanda é crescente no mundo do trabalho, sobretudo em um estado com a potencialidade da Bahia. “Temos uma demanda crescente por formação profissional. Só para citar como exemplo, a Copa do Mundo de 2014 e a consolidação da atividade turística no Estado”.

Para o articulador do curso técnico em Hospedagem do Colégio Estadual Cachoeira, em Cachoeira, Márcio Fontes, a atualização curricular propiciará uma melhor qualidade pedagógica dos cursos e, consequentemente, formação dos futuros técnicos. Vice-diretora do CETEP do Extremo Sul II, em Eunápolis, Maria Aparecida concorda. “Aqui estamos pensando em um currículo abrangente, para que nosso estudante se beneficie das demandas existentes nesta área”, acrescentou.

Na oportunidade, os participantes também discutem a organização do II Encontro dos Estudantes do Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer, a ser realizado de 12 a 14 de setembro próximo em Arraial D’Ajuda, Porto Seguro, Território do Extremo Sul.

Amanhã e sexta-feira (dias 14 e 15), também no Hotel Vilamar, será realizado, com o mesmo objetivo, o II Encontro Pedagógico Eixo Tecnológico Informação e Comunicação.

Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer

Cursos ofertados – Técnico em Guia de Turismo, Turismo e Hospitalidade, Técnico em Ecoturismo, Técnico em Hospedagem, Técnico em Lazer, Técnico em Cozinha. Mais informações visite o Portal da Educação www.educacao.ba.gov.br .

Onde é ofertado 

Território Município Centro/Unidade Curso
CHAPADA DIAMANTINA Seabra Colégio Estadual Letice Oliveira Maciel Técnico em Guia de Turismo
SISAL Tucano Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães Técnico em Guia de Turismo
LITORAL SUL Canavieiras Colégio Estadual 15 de Outubro Turismo e Hospitalidade
LITORAL SUL Ilhéus CEEP em Logística, Transporte e Produção Industrial Técnico em Guia de Turismo
LITORAL SUL Maraú CETEP Litoral Sul Técnico em Guia de Turismo
LITORAL SUL Una Colégio Estadual de Una Técnico em Guia de Turismo
LITORAL SUL Una Colégio Estadual Menandro Minahim Turismo e Hospitalidade
BAIXO SUL Camamu Colégio Estadual Luiz Rogério de Souza Técnico em Ecoturismo
EXTREMO SUL Eunápolis CETEP do Extremo Sul II Técnico em Hospedagem
EXTREMO SUL Porto Seguro Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães Técnico em Lazer
EXTREMO SUL Alcobaça Colégio Estadual Eraldo Tinoco Técnico em Hospedagem
EXTREMO SUL Caravelas Colégio Polivalente de Caravelas Técnico em Guia de Turismo
PIEMONTE DA DIAMANTINA Jacobina Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães Turismo e Hospitalidade
AGRESTE DE ALAGOINHAS / LITORAL NORTE Mata de São João Colégio Estadual Alaor Coutinho Turismo e Hospitalidade
PORTAL DO SERTÃO Feira de Santana CEEP Áureo de Oliveira Filho Técnico em Guia de Turismo
RECÔNCAVO Maragogipe CEEP do Vale do Paraguaçu Técnico em Guia de Turismo
RECÔNCAVO Cachoeira Colégio Estadual de Cachoeira Técnico em Hospedagem
RECÔNCAVO Santo Amaro Colégio Estadual Polivalente de Santo Amaro Técnico em Guia de Turismo
RMS Salvador Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia (Água de meninos) Técnico em Hospedagem
RMS Simões Filho CEEP em Processos e Serviços Industriais Irmã Dulce Técnico em Cozinha
RMS Vera Cruz CEEP do Oceano Técnico em Lazer
RMS Camaçari Colégio Estadual Cidade de Camaçari Técnico em Hospedagem
RMS Salvador Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior (Itapuã) Técnicos em Hospedagem e em Guia de Turismo

 

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108066 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]