Micro e pequenas empresas baianas terão R$ 17 milhões para projetos de inovação

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

I Workshop Inova Bahia sensibiliza empresários para a inovação

Com o objetivo de sensibilizar os empresários da Bahia sobre a importância deles buscarem inovação nas suas empresas, para enfrentarem o mercado, o Sebrae em parceria com a Fapesb-Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia realiza o I Workshop Inova Bahia. O evento também discute com os empresários como elaborar projetos de inovação tecnológica e o Edital Fapesb/Secti/Finep/MCT referente ao Programa de Apoio à Pesquisa na Empresa, que disponibiliza R$ 17 milhões para micro e pequenas empresas da Bahia financiarem projetos de inovação. O Workshop acontece nesta quarta-feira, 27, às 18h30, no auditório do Sebrae em Salvador, rua Horácio César, nº 64, 7º andar, e também tem o apoio da ABDI-Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.

De acordo com a supervisora de Inovação Tecnológica do Sebrae Bahia, Márcia Suêde, o Edital Fapesp/Finep é uma ótima oportunidade para as micro e pequenas empresas baianas. “A inovação hoje está ao alcance de todos os empresários e não apenas dos grandes. E a inovação deve ser pensada pelos empresários como uma ação estratégica de sobrevivência no mercado”, destaca Márcia.

O I Workshop Inova Bahia já foi realizado nas cidades baianas de Ilhéus e Vitória da Conquista e acontece nesta quinta-feira, 28, às 16h30 na cidade de Feira de Santana, no auditório do Senai na av. Eduardo Fróes da Motta, 5000.

O Edital do Programa de Apoio à Pesquisa na Empresa tem recursos da Fapesb, ligada a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação–SECTI, e da Financiadora de Estudos e Projetos–FINEP do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Inovação de olho na Copa de 2014

Em Vitória da Conquista o I Workshop Inova Bahia aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas. Na ocasião o coordenador regional do Sebrae, Cláudio Cardoso, explicou que o objetivo do evento é contribuir para que mais propostas sejam apresentadas por empresas baianas e auxiliá-las a compreender a necessidade e importância de inserir em suas estratégias o tema inovação.

“Esse edital financia projetos de empresas baianas com faturamento de até dois milhões e quatrocentos mil reais. Ao todo serão 17 milhões de reais, em recursos não reembolsáveis, para apoiar projetos entre 400 mil e 800 mil reais”, conta o coordenador para Competitividade Empresarial da Fapesb, Alzir Antônio Mahl. Segundo ele, o edital é voltado para microempresas ou empresas de pequeno porte que desejam desenvolver projetos de Inovação tecnológica de processos, produtos ou serviços, inclusive para a Copa do Mundo de 2014.

“O Instituto Euvaldo Lodi também participa dessa ação com intuito de divulgar a cultura da Inovação pelo estado, tentando fazer com que os empresários entendam que a inovação é algo estratégico e que precisa ser visto como fator de sucesso e de permanência no mercado” revela o analista de Inovação do Instituto, Litelton Pires.

Para maiores informações sobre o edital no site: www.fapesb.ba.gov.br.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109933 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]