
Em seu blog no Portal Luis Nassif, o jornalista Ricardo Gomez Filho alega ter sido demitidodo jornal paulista Folha Metropolitana na última quinta-feira, 7 de julho, a pedido do deputado Carlos Roberto de Campos (PSDB-SP).
O motivo da pressão política pela demissão de Gomez seria uma entrevista em que ele questionou o parlamentar sobre um caso de nepotismo na Secretaria Estadual de Energia de São Paulo, comandada por José Aníbal, deputado federal licenciado também do PSDB.Campos criticou a contratação irregular. Porém, após a publicação da matéria, o político foi à redação do jornal para supostamente exigir a saída do repórter, noticiou o Correio do Brasil.
“Eu não tenho mais a ilusão de isenção total do veículo, mas acho que é preciso certa independência do jornal em relação à classe política. Não dá para fazer jornal cedendo a esse tipo de prática”, desabafou o jornalista em entrevista ao site Vi o Mundo.
Em fevereiro deste ano, o repórter Aguirre Peixoto foi demitido do jornal baiano A Tarde por suposta pressão de empresas do setor imobiliário do estado, mas foi readmitido depois da greve organizada por colegas de redação e de críticas de entidades como a Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
Jornalista sofre tentativa de homicídio no interior do RJ
O jornalista Mário Randolfo Marques Lopes foi baleado na tarde desta quarta-feira, 6 de julho, em sua residência no Centro do município de Vassouras, interior do Estado do Rio de Janeiro (RJ), informa o site Diário do Vale.
Lopes, dono do jornal online Vassouras na Net, foi atingido por três tiros, um na parte frontal da cabeça, outro no peito e um terceiro disparo na região do abdômen, de acordo com Vassouras Urgente. Segundo parentes e amigos, ele é especializado em jornalismo político e conhecido por fazer críticas a autoridades da região em seu site.
O jornalista chegou a contar a policiais militares que o autor dos disparos afirmou que pretendia assaltá-lo. No entanto, a Polícia Civil não descarta a possibilidade de atentado em razão da atividade profissional da vítima, informa o iG.
Após o crime, Lopes foi socorrido no Hospital Universitário da cidade, onde se encontra em estado grave, segundo o site Foco Regional. A tentativa de homicídio foi registrada na delegacia de Vassouras.
Jornal digital americano se nega a cumprir ordem judicial para tirar vídeo de julgamento do ar
O The Daily, jornal digital dos Estados Unidos exclusivo para tablets como o iPad, anunciou que não cumprirá uma ordem judicial para tirar do ar um vídeo do testemunho, em tribunal, do ex-CEO da BP Tony Hayward sobre o vazamento de petróleo no Golfo de México, em 2010, informou Washington Post.
Segundo a Associated Press, a ordem de 5 de julho de 2011 da juíza Sally Shushan se aplica ao The Daily e a veículos que usaram versões do testemunho disponíveis no YouTube. De acordo com ela, a divulgação do vídeo viola uma medida cautelar anterior ao julgamento que exige autorização judicial.
O The Daily disse não ter intenção” de tirar o vídeo do ar, já que há um “enorme interesse público na divulgação completa de todos os fatos relacionados” ao vazamento de petróleo.
O jornal poderá nem sofrer punições por se negar a cumprir a ordem judicial, já que, segundo informa o Comitê de Jornalistas pela Liberdade de Imprensa, a juíza estaria planejando derrubar a medida cautelarque proíbe a divulgação do testemunho.
*Com informação : Knight Center | Por Natalia Mazotte