Jacobina comemora 131 anos de emancipação

Jacobina comemora 131 anos de emancipação.
Jacobina comemora 131 anos de emancipação.
Vista aérea do município de Jacobina.
Vista aérea do município de Jacobina.

Localizado a cerca de 340 quilômetros de Salvador, o município de Jacobina completa 131 anos de emancipação política nesta quinta-feira (28). Por conta das riquezas auríferas encontradas na região no início do século XVII, a localidade ficou conhecida como “Cidade do Ouro”.

Como forma de parabenizar Jacobina, a deputada estadual Graça Pimenta (PR) apresentou moção na Assembleia Legislativa (AL) descrevendo a história da cidade. “Atraídos pelas minas de ouro, colonos e escravos foram os primeiros a povoar o território jacobinense. As margens do rio Itapicuru Mirim foram logo tomadas pelos garimpeiros, que lá desenvolveram a agropecuária e deram origem a um arraial”, diz a parlamentar.

Diante da movimentação que ocorria na localidade, em 1720 o arraial de Jacobina passou a categoria de vila por meio de uma Carta Régia expedida por D. João V. Com o objetivo de arrecadar impostos, em 1727 o governo provincial criou uma casa de fundição em Jacobina, que em apenas dois anos arrecadou mais de 3.000 libras de ouro.

Graça Pimenta considera que “o fato de o município ter tido uma casa de fundição demonstra o potencial das minas encontradas na cidade”. Um dos significados atribuídos ao nome da cidade é o que versa sobre o romance entre os índios Jacob e Bina. A região jacobinense é cercada por serras, grutas e cachoeiras que favorecem o turismo ecológico e a prática de esportes radicais, como o rapel. Os doces de banana, goiaba e marmelo são alguns dos destaques da culinária local.

A cultura popular é expressa de várias formas, a exemplo dos artefatos em couro, cerâmica e sisal. A feira livre, onde se encontram diversos produtos, como alimentos e confecções, é uma das atividades econômicas da cidade. Jacobina possui 79.247 habitantes e área territorial de 2.359,965 Km² (Censo 2010).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111205 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]