Financiamento pode influenciar cobertura dos sites de notícias, afirma novo estudo

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Sites de notícias majoritária ou unicamente financiados por uma organização tendem a ser mais ideológicos do que as publicações digitais com várias fontes de recursos. Além disso, eles são menos transparentes sobre seu funcionamento, mostra um novo estudo do Pew Research Center’s Project for Excellence in Journalism.

Divulgado na segunda-feira 18 de julho de 2011, o estudo foi feito com 46 sites, 39 delessem fins lucrativos, como o Texas Tribune, e “68 instituições e indivíduos que oferecem o suporte financeiro primário para esses sites.” A pesquisa mostra que a cobertura de aproximadamente metade dos sites tem um tom ideológico. Os pesquisadores analisaram os sites e seus principais financiadores entre maio e setembro de 2010 e estudaram 1.203 matérias a partir de setembro de 2010. “Os seis sites mais transparentes” a respeito da origem de seus recursos, diz a pesquisa, “estavam entre os mais equilibrados” em termos de cobertura.

Para Joshua Benton, ao Laboratório Nieman de Jornalismo, a pesquisa mostra que a grande maioria dos sites de notícia se considera um “suplemento”, não um substituto dos jornais. Por isso, esse sites acreditam que “um pouco de ideologia não é tão mau assim”. Citando como exemplos o direitistaWatchdog.org e o esquerdista American Independent News Network, Benton afirma que “como suplementos, estou feliz por ambos existirem”, porque os dois “lados” acabam tendo cobertura.

Rick Edmonds, ao Poynter.org, salientou alguns “resultados surpreendentes” da pesquisa – embora afirme ser pouco provável generalizá-la para um espectro mais amplo. Ainda assim, ressaltou que os sites mais “ideologicamente equilibrados”, como o ProPublica, o Texas Tribune e o MinnPost, são os que têm fontes de recursos variadas e também produzem mais conteúdo, com equipes maiores.

O jornalismo sem fins lucrativos têm sido muito discutido, enquanto grandes jornais enfrentam queda no faturamento. O Pew também mostra como os usuários podem analisar os sites de notícias que acessamem termos de transparência, variedade de pontos de vista, tema da matéria e capacidade de reportar.

*Com informação : Knight Center | Por Ian Tennant/AP

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108873 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]