Executivos de infraestrutura, governo e concessionárias se reúnem em evento sobre Concessão de Ferrovias em São Paulo

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Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
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Seminário discutirá o novo modelo de ferrovia aberta para a malha que permitirá a utilização pública e transporte de outras cargas. Foco do evento é apresentar experiências nacionais e soluções jurídicas para os entraves de transição.

O novo modelo de administração do sistema de transporte ferroviário brasileiro acirra a corrida das empresas interessadas em construir, gerenciar e terceirizar os serviços da nova malha no País. O governo brasileiro está mobilizado nesse processo, com o objetivo de ampliar as linhas férreas dos atuais 29 mil para 40 mil quilômetros de extensão até 2020. O setor prevê que há mais de 700 obras a serem realizadas pela iniciativa privada como concessões administrativas que levarão à maior competitividade.

Nesse momento estratégico e decisivo acontecerá o Seminário Concessão de Ferrovias – Impactos do Novo Modelo para a Infraestrutura. O foco do evento corporativo é abordar as oportunidades que surgirão para a iniciativa privada na administração ferroviária com as mudanças determinadas pelo novo marco. O seminário acontecerá em 29 de Julho, em São Paulo.

O encontro vai esclarecer como os negócios em torno das concessões vão movimentar bilhões de reais em setores diversos como construção civil, logística, maquinário, tecnologia, automação e transporte. Os palestrantes vão mostrar os impactos do novo modelo para as concessionárias e usuários e como o Governo pretende elevar aos 32% o transporte de cargas movimentado pelas ferrovias. Hoje, os trens são responsáveis por 26% do transporte de carga.

Os participantes terão acesso à avaliação que a Secretaria Nacional de Transportes faz do atual cenário ferroviário e como o BNDES prevê que o novo modelo de concessão levará ao melhor desempenho da infra-estruturar ferroviária brasileira com mais investimentos, melhorias na qualidade dos serviços, contribuindo para a geração de mão-de-obra especializada, facilitando a construção de novas linhas e, ainda, trazendo benefícios à segurança do passageiro e do transporte de carga.

Saberão como a ANTT determinará a regulação dos novos contratos e como a VALECestruturará as novas licitações. Esclarecerão, também, como a nova regulação baseada em possibilidades contratuais criará um ambiente mais aberto e concorrencial ao setor de ferrovias.

No aspecto logístico, esse seleto grupo conhecerá as experiências e expectativas da Vale e a da Amsted Maxion. Quais são os entraves para o transporte ferroviário mais eficiente? Como estruturar planos de investimentos em recuperação da linha férrea com melhorias tecnológicas e de segurança? Quais são as melhores estratégias de investimentos para capacidade produtiva?

Participe deste importante encontro e saiba como alavancar seus negócios em torno das concessões de ferrovias no Brasil.

PROGRAMAÇÃO

8h30 – Credenciamento e Welcome Coffee

Recepção e Entrega do Material

9h00 – Projeções da política nacional para o transporte ferroviário brasileiro

Marcelo Perrupato
Secretário de Política Nacional de Transportes
Ministério dos Transportes

10h00 – As Regras do Novo Marco Regulatório

§ Caminhos para se adaptar às Novas Regras do Direito do Usuário

§ Mudanças da Regulamentação para a utilização do Direito de Passagem entre as concessionárias e os usuários

§ Definição das novas Metas por Trechos para as ferrovias

Fábio Coelho Barbosa
Gerente de Regulação e Outorgas Ferroviárias de Cargas
ANTT

10h40 – Coffee Break e Networking

11h00 – Perspectivas de investimentos em infraestrutura ferroviária

Dalmo Marchetti
Departamento de Transporte de Logística
BNDES

11h40 – Impactos do Novo Marco Regulatório nas negociações entre usuários e concessionárias

Luiz Henrique Teixeira Baldez

Presidente

ANUT – Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga

12h20 – Almoço

14h00 – Desafios e Oportunidades das Novas licitações Ferroviárias

§ Projeções para a construção e exploração da nova infraestrutura ferroviária.

§ O que o mercado pode fazer para se adequar aos entraves ambientais?

Jaime Ferreira Barboza
Superintendente de Planejamento e Obras
VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias
Ministério dos Transportes

15h00 – A complexidade dos novos vagões: como atender à demanda dos novos tipos de carga?

§ Projeções da participação da ferrovia no transporte de cargas no País

Vicente Abate
Diretor de relações corporativas da Amsted Maxion – líder da indústria de vagões de carga
Presidente da ABIFER – Associação Brasileira da Indústria de Carga

15h40 – Empresas de médio e pequeno porte: Como atrair novos clientes para o transporte ferroviário?

Case pioneiro no Brasil – O transporte de vagões Double Stack

José Luis Demeterco Neto
Diretor
Brado Logística

16h20 – Coffee Break e Networking

16h40 – Bloco jurídico: Aspectos Legais do Novo Marco Regulatório

Painel 1 – Os limites à mudança do Marco Regulatório Ferroviário

Alexandre Santos Aragão
Sócio especialista em regulação e em Direito Econômico Internacional
Rennó, Aragão e Lopes da Costa Advogados

Painel 2 – Impactos da nova regulação setorial na logística de transporte ferroviária

§ Gargalos institucionais

§ A Experiência Norte Americana

Osvaldo Agripino de Castro Junior
Sócio do Agripino, Dutra & Schiessl Advogados

18h00 – Encerramento

Inscrições realizadas até o dia 22/7/2011 o valor do investimento é de R$ 1.990, após o dia 22/7/2011 o valor é de R$ 2.220.

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