Escolas estaduais da Bahia realizam saraus literários e festivais de música

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Os projetos Tempos de Arte Literária (TAL) e Festival Anual da Canção Estudantil (Face), neste segundo semestre, motivam ainda mais a ida à escola entre os mais de 1 milhão de estudantes da rede pública estadual de educação. O TAL e Face cumprem um dos dez compromissos do programa Todos pela Escola, ao inovar e diversificar os currículos escolares, promovendo o acesso dos estudantes às artes e à cultura.

Para a coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Nide Nobre, o grande momento do TAL e do Face tem início com o ano letivo, quando educadores passam a estimular e orientar a leitura e a busca por conhecimentos linguísticos, históricos, artísticos e culturais, que embasam a produção. “Respeitamos a diversidade temática. A característica fundamental dos projetos é não ter fragmentos. Várias gerações participame expõem suas ideias, retratam suas realidades e sonhos”.

Os saraus literários e festivais de música acontecem em, pelo menos, 1.187 unidades escolares até o final de julho. As obras apresentadas contemplam os mais variados gêneros da música e literatura. A arte brasileira é a maior fonte de inspiração dos estudantes. Veja aqui as fotos da atividade nas escolas.

Calendário – O mês de julho é dedicado aos festivais de música e saraus literários nas escolas. As obras classificadas nesta fase serão apresentadas, em agosto e setembro, durante festivais regionais organizados pelas Diretorias Regionais de Educação (Direc).

As melhores obras literárias estudantis produzidas em todas as regiões do Estado vão ser lançadas no Sarau Estadual do Tal, previsto para 20 de outubro, na Praça Tereza Batista – Pelourinho, em Salvador.

Já as canções que se destacarem nos espetáculos regionais do Festival da Canção Estudantil, compõem repertório de um show, programado para 18 de novembro, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, também na capital baiana.

Artes estudantis na Bahia – Desde 2008, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia busca sedimentar as diversas linguagens artísticas no currículo escolar. Além do TAL e do Face, o Projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), que também integra a nova política para a juventude baiana ganha destaque nesse cenário.

O Face, o TAL e o AVE, envolvem, anualmente, mais de 1 milhão de estudantes da 5ª série do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio e equivalentes (EJA – Educação de Jovens e Adultos, Ensino Normal e Tecnológico), assim como professores de Língua Portuguesa, Arte e disciplinas afins, coordenadores pedagógicos, técnicos e diretores das escolas e das Direc.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123274 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.