Feira de Santana: Prefeito Tarcízo Pimenta promete inaugurar escola Chico Mendes

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O Projeto da Rede Cegonha para os 28 municípios que integram o Colegiado de Gestão da Microrregião de Feira de Santana (CGMR) foi validado, na manhã desta terça-feira (05/07/2011), durante a 7ª reunião ordinária do órgão, realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A iniciativa tem como principal estratégia a redução da mortalidade materna e prevê assistência integral às mulheres desde o momento da confirmação da gravidez, durante a gestação (pré-natal), parto e até os dois primeiros anos de vida do bebê.

Na área de educação e gestão do trabalho, o Projeto prevê, dentre outras ações, a realização de cursos de aperfeiçoamento em humanização do parto, nascimento, fase pós-parto (puerpério) e situações de abortamento; e ampliação da oferta de cursos de atualização relacionados à linha do cuidado materno-infantil para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS-BA).

Adaptações do Projeto, definidas de acordo com as necessidades específicas de cada local, foram apresentadas pelos gestores municipais na reunião de hoje à diretora de Programação e Desenvolvimento da Gestão Regionalizada, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), Maria Conceição Benigno.

A ata validando o Projeto da Rede Cegonha será enviada a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), responsável por encaminhar a Comissão Intergestores Tripartite (CIT), para aprovação e envio ao Ministério da Saúde, que viabiliza recursos.

Escola Chico Mendes em fase de acabamento

As obras de construção da Escola Municipal Chico Mendes, no bairro Campo Limpo, estão em fase de acabamento. Os serviços de cobertura do telhado e reboco já foram concluídos bem como a instalação das redes elétrica e hidráulica. Nos próximos dias os operários iniciam o trabalho de pintura e colocação das portas e janelas.
Os trabalhos estão sendo executados pela empresa Diatomita Construção Civil e Meio Ambiente, vencedora de licitação pública promovida pela Prefeitura de Feira de Santana.

De acordo com o Germano de Jesus Silva, responsável pela obra, uma parte do piso já foi assentada. “Nos locais onde o piso já foi colocado, estamos iniciando a fase de polimento. Vamos utilizar piso de alta resistência em todo o prédio. O material é melhor e garante uma maior durabilidade,” destacou.

A escola vai dispor de 12 salas de aula para estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano), além da Educação para Jovens e Adultos (EJA), sala de professores, diretoria, biblioteca, duas baterias de sanitários, cantina, área de recreação coberta e depósito.

Limpeza intensificada no Centro de Abastecimento

As ações de limpeza realizada pela empresa Viva Ambiental no Centro de Abastecimento de Feira de Santana foram intensificadas nesta segunda-feira (04). Os trabalhos de varrição, coleta e capinagem, que compreende toda extensão do entreposto comercial, são desempenhadas diariamente por 34 agentes de limpeza.

“Estamos intensificando os serviços no Centro com o objetivo de eficientizar a higiene no entreposto. Além da limpeza diária realizada pelos garis, há diversos coletores de lixo distribuídos pelo local ao alcance de todos”, afirma o diretor do entreposto comercial, Claudio Soares.

A comerciante Tereza Mercedes reconhece que a manutenção do Centro de Abastecimento é realizada diariamente. “Os agentes de limpeza fazem os serviços de limpeza várias vezes ao dia, mas existem pessoas, inclusive muitos vendedores, que depositam o lixo no chão ou no meio da rua”, observa.

Além de agentes de limpeza, logo em breve, o Centro de Abastecimento contará com dois agentes de educação ambiental, visando promover a conservação do espaço. “O objetivo é orientar as pessoas que mantenha limpo seu local de trabalho, garantindo boas condições de higiene para todos”, pontua o diretor do entreposto.

Certificação de Município Mobilizado

Representantes das dez cidades contempladas pelo Projeto Piloto da Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia irão receber o certificado de “Município Mobilizado”, como homenagem pelo engajamento e empenho para o sucesso do Projeto. A cerimônia de certificação e avaliação acontecerá nesta quarta-feira (6), às 14 horas, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), em Salvador.

Feira de Santana está incluída entre os dez municípios baianos que desenvolveram as ações do Projeto, coordenadas pela equipe técnica da FLEM e executadas por coordenadores municipais. Dentre as atividades empreendidas, incluem o faxinaço e mutirão de limpeza, realizadas com apoio dos articuladores e parceiros do Projeto em vários bairros, como Parque Ipê, Feira IV, Feira VII e Limoeiro.

De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), Janice Estrela, o município será representado na cerimônia pela sanitarista da Viep, Cristina Goés. Durante o evento, que contará com a presença do secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, serão apresentadas as ações desenvolvidas pelos dez municípios participantes, assim como resultados avaliativos e a sustentabilidade do Projeto.

Além de Feira de Santana, participaram do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e Controle da Dengue os municípios: Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jequié, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freita

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108072 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]