Em Feira de Santana ocorreu neste domingo a II Festa Regional da Quixabeira. Evento reúne trabalhadores rurais e movimentos culturais

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Jovens, adultos, profissionais de imprensa e autoridades caíram no samba na manhã deste domingo (10/07/2011) durante a II Festa Regional da Quixabeira, promovida pelo Movimento da Quixabeira. O evento, idealizado com o propósito de divulgar e valorizar a cultura regional, reúne trabalhadores rurais e movimentos culturais da zona rural de Feira de Santana e municípios vizinhos, como Santa Bárbara, Tanquinho e Candeal.

A programação foi iniciada às 9 horas com cortejo saindo do estacionamento localizado em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria, na avenida Getúlio Vargas, em direção a praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum). O grupo Renascer da Mangabeira fez o show de abertura na praça.

As apresentações seguem até as 17 horas com participação dos grupos culturais: Dois Coqueiros, Unidos de Feira, Malhada Nova, São Francisco, Escolinha de Ouro, raízes do Campo, Esperança de São Francisco, Sambadores de Santa Bárbara, Filhos da Terra de Tanquinho e Quadrilha de Candeal.

Para um dos organizadores, Valdir de Jesus Santana, a Festa da Quixabeira abre oportunidade para difusão da cultura de raiz. “O nosso principal objetivo é recuperar a cultura do samba de roda, do reisado, quadrilhas, lindroamor, enfim, todas as manifestações que, infelizmente, vem caindo no esquecimento popular”, destacou.

O prefeito Tarcízio Pimenta enfatizou a importância de sediar eventos que valorizem as tradições. “É uma imensa satisfação sediar mais uma edição da Festa da Quixabeira que demonstra a representatividade dos trabalhadores rurais, que devem continuar se organizando e realizando eventos desta magnitude para manter suas culturas e tradições vivas”, declarou Tarcízio Pimenta, que esteve acompanhado da primeira dama e deputada estadual Graça Pimenta.

Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, Conceição Borges, as ações do Movimento Quixabeira tem ganhado repercussão nacional. “Juntos vamos expandir a cultura da Quixabeira, resgatar, unificar e valorizar o que temos de melhor”, afirmou.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, a festa contou com apoio logístico da Prefeitura Municipal. “A Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, disponibilizou o palco, toldos e veículos para transporte da comunidade rural para o evento, que conta ainda com apoio da Guarda Municipal e Secretaria de Transportes e Trânsito para garantir segurança e organização do trânsito durante o movimento”, informou.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109750 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]