Em Feira de Santana, nesta quinta-feira (14/07/2011), será lançado livro organizado por Rita Queiroz reúne ensaios filológicos sobre baianos

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O livro Ensaios de Crítica Textual Acerca de Autores Baianos, organizado pela professora e pesquisadora Rita de Cássia Ribeiro de Queiroz, traz os primeiros resultados do projeto intitulado Edição Crítica de Autores Baianos, desenvolvido no âmbito da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do programa de pós-graduação em Literatura e Diversidade Cultural, e que contou com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), durante os anos de 2008 a 2011. O lançamento será realizado quinta-feira (14/07/2011), às 17 horas, no prédio de pós-graduação em Educação, Letras e Artes, módulo 2 do campus universitário.

Neste volume são apresentados textos que versam sobre o trabalho filológico acerca dos seguintes autores baianos: Afrânio Peixoto, Aleiton Fonseca, Antonio Brasileiro, Carlos Chiacchio e Pedro Kilkerry; trazidos à tona através de incursões tanto de bolsistas de iniciação científica quanto de estudantes de mestrado, bem como da coordenadora do projeto. Além disso, há um texto que trata do panorama das edições críticas desenvolvidas na Bahia nos séculos 20 e 21.

Na apresentação do livro, a professora titular da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Maria da Conceição Reis Teixeira, destaca que “os ensaios produzidos pela pesquisadora ou sob sua orientação e reunidos no livro Ensaios de Crítica Textual Acerca de Autores Baianos são reveladores do quão é engajada, atuante e produtiva na pesquisa filológica, sobretudo no que se refere à restituição da autenticidade do texto produzido pelos intelectuais baianos, preservando os e disponibilizando-os para a sociedade de modo geral e, especialmente, ao crítico literário que necessita de um testemunho confiável para que possa exercer sua função”.

A organizadora do livro Rita de Cássia Ribeiro de Queiroz é doutora e professora titular do Departamento de Letras da Uefs. Os autores dos ensaios são estudantes e pesquisadores da área de Letras: Adna Evangelista dos Santos, mestranda em Literatura e Diversidade Cultural (Uefs); Diana Maria Bezerra Gonçalves, Licenciada em Letras com Língua Espanhola (Uefs); Érica Azevedo Santos, mestranda em Literatura e Diversidade Cultural (Uefs), Fabrício dos Santos Brandão, mestre em Literatura e Diversidade Cultural (Uefs); Kaline Gabriela Gebra, licenciada em Letras com Língua Espanhola (Uefs); e Rita de Cássia Ribeiro de Queiroz, doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP), professora titular da Uefs.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120613 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.