Lei proíbe outdoors em avenidas de Feira de Santana

Avenida Getúlio Vargas em Feira de Santana. Lei proíbe outdoors em avenidas.
Avenida Getúlio Vargas em Feira de Santana. Lei proíbe outdoors em avenidas.
Avenida Getúlio Vargas em Feira de Santana. Lei proíbe outdoors em avenidas.
Avenida Getúlio Vargas em Feira de Santana. Lei proíbe outdoors em avenidas.

Lei proíbe outdoors em avenidas

A instalação de outdoor nas principais avenidas de Feira de Santana está proibida desde a última sexta-feira (15/07/2011). A Lei Complementar de número 052 de 30 de junho de 20011 foi aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Tarcízio Pimenta.

Conforme regulamentação fica proibida a colocação de placas (outdoor) na extensão das avenidas Getúlio Vargas, Maria Quitéria, Noide Ferreira de Cerqueira, João Durval Carneiro, Deputado Francisco Pinto, Colbert Martins da Silva, Francisco Fraga Maia, Eduardo Froes da Mota e Presidente Dutra.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente (Semmam), Antonio Carlos Coelho, a lei representa um reforço às ações de combate à poluição ambiental em Feira de Santana. “Com esta lei vamos oferecer ao cidadão uma cidade mais humana às vistas de todos. O prefeito foi bastante coerente ao sancionar essa lei que combate a poluição visual, que muitos insistem em cometer”, declarou.

Ainda de acordo com o secretário, as empresas serão notificadas e terão um prazo para retirada dos equipamentos. “A Semmam já está definindo um prazo para os responsáveis removerem as placas. Vale ressaltar que permanecerão apenas os outdoors que estão licenciados, o que representa um número muito pequeno já que 99% desses equipamentos não possuem licença para instalação”, informou Antonio Carlos Coelho. A Lei Complementar foi divulgada em jornal de circulação local.

Policlínica de Humildes é aprovada por moradores

A Policlínica de Humildes realizou no período de 01 a 14 de julho 1.038 atendimentos. A unidade funciona 24 horas, interligada ao Sistema de Saúde Digital, oferecendo atendimento médico de emergência aos moradores do distrito e região. Durante o mês de junho foram contabilizados 2.893 atendimentos.

A unidade foi totalmente reformada visando oferecer melhores serviços de saúde aos pacientes. As intervenções incluíram serviços de pintura geral, revisão do sistema elétrico e hidráulico e manutenção de macas e do telhado.

Para a dona de casa Ana Célia de Amorim, os profissionais desenvolvem um trabalho humanizado no atendimento aos doentes. “A população de Humildes é bem assistida na Policlínica. Graças a Deus os médicos e enfermeiros se preocupam com a vida e saúde das pessoas que chegam aqui precisando dos serviços”, afirma a moradora do distrito.

Lucineide de Oliveira considera a unidade de saúde como uma ferramenta indispensável para a comunidade. “Com a Policlínica funcionando a comunidade fica mais tranqüila, porque se alguém adoecer a qualquer hora encontra o médico para atender e medicar. Se for algo mais grave eles encaminham para a sede na ambulância”, avalia.

O adolescente Murilo de Oliveira relata que sofre de problemas respiratórios e é sempre bem atendido na unidade. “Tenho falta de ar e gripe com muita freqüência. E sempre que adoeço minha mãe me traz para a Policlínica. Os médicos e as enfermeiras são muito cuidadosos. Eles se preocupam em ver os pacientes ficarem bons”, declara Murilo.

Manutenção de áreas verdes do município

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), através do Departamento de Áreas Verdes, mantém a rotina de manutenção de áreas verdes em alguns pontos da cidade. A ação visa garantir a limpeza dos equipamentos, permitindo aos moradores desfrutar de um ambiente agradável.

Os serviços estão concentrados nas praças Alexandre Soares Araújo e João Evangelista, ambas situadas no conjunto Feira IV, e nas praças Milton Gomes (conjunto Centenário), Tropeiro (Centro) e da Viúva (Cidade Nova) além do Viaduto Georgina Erisman.

“O trabalho consiste na varrição, corte de grama, poda de árvores e coleta de lixo descartado irregularmente na praça”, declara Jurandir Borges, diretor do Departamento de Áreas Verdes.

Para a moradora do conjunto Feira IV, Iolanda Brito, a ação compreende a valorização do bairro. “A praça estava coberta de mato e muito lixo, agora com a manutenção o lugar vai voltar a ser um ponto de encontro e espaço de lazer para os moradores”, afirma.

Eliana Silva, também moradora local, ressalta os cuidados que devem ser adotados pela comunidade. “É importante que os moradores mantenham o espaço público limpo e organizado, sem descartar lixo”, pontua.

126 procedimentos no Hospital da Mulher

Considerado a principal referência no atendimento a parturientes na região, o Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, está registrando um grande número de atendimentos neste final de semana. De sexta-feira (15/07/2011) até a manhã deste domingo (17), foram contabilizados 126 procedimentos na unidade hospitalar. Deste total foram 27 internamentos – partos e curetagens.

O dia de maior demanda foi na sexta-feira, quando foram realizados 46 atendimentos e sete internamentos. No sábado foram atendidos 37 pacientes, mas o número de internamentos foi maior: 13 no total. Desde às 0h deste domingo já foram realizados 16 atendimentos e sete internamentos. A assistente administrativa Neide Almeida observa que a demanda tem sido alta nos finais de semana.

A unidade dispõe de 68 leitos para partos normais, seis leitos na UTI Neonatal e sete leitos na UTI de Médio Risco e conta atualmente com 14 médicos obstetras, sete pediatras e seis anestesistas, que atuam e dão todo suporte necessário aos procedimentos obstetrícios.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120546 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.