Educadores da rede estadual da Bahia são finalistas do Prêmio Microsofit Educadores Inovadores

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Dois educadores da rede estadual de ensino são finalistas da sexta edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores – Brasil 2011. São eles: Alex Vieira dos Santos, do Centro Estadual de Educação Profissional em Logística e Transportes Luiz Pinto de Carvalho, em Salvador, e Maura Zaurísia de Souza, do Colégio Estadual Idalice Nunes, em Guanambi. Eles, juntamente com os demais finalistas, apresentam seus trabalhos para a banca avaliadora da Microsoft Educação, no próximo dia 2 de agosto, em São Paulo.

Os trabalhos dos professores Alex e Maura representam o desenvolvimento de ações de incorporação das tecnologias em atividades que proporcionem um melhor desempenho da comunidade escolar. O prêmio, no caso, reconhece os melhores projetos educacionais que fazem uso da tecnologia, desenvolvidos por educadores de escolas públicas (estaduais, municipais ou federais) e particulares, Fundações, Secretarias Municipais e Estaduais, Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs ou NRTEs) e Escolas Técnicas Públicas.

“Quando fui comunicado que meu projeto era finalista do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores revivi a emoção de dois anos atras, quando, também, fui para a final”, revela o professor Alex Vieira dos Santos. A professoraMaura Zaurísia de Souza, que é multiplicadora do NTE 12 de Guanambi, se sente igualmente emocionada com a notícia. “Foi uma grande surpresa, só agora estou caindo na real. Fiquei muito contente, feliz da vida com esse reconhecimento”.

Os projetos – Com o projeto Explorando o Universo através das TICs, o professor Alex dos Santos buscou a contextualização de tópicos relativos à astronomia e astronáutica. Depois de diversas atividades – teóricas e práticas –, seus alunos participaram de debates entre grupos de discussão no Windows Live, utilizando o software Word Wide Telescope para testarem algumas hipóteses, além de utilizarem o Microsoft Office. Ao final, foram produzidos uma rosa dos ventos, um foguete, jornais informativos com o uso da ferramenta Publisher e um diário de bordo reforçando a prática da pesquisa e investigação na educação básica.

“O atual projeto de aprendizagem foi realizado no contexto da educação básica e buscadiscutir os conceitos, alcances e correlações entre a astronomia e a astronáutica, com a vida no planeta Terra. Em um sentido mais restrito, busca-se correlacionar o tema com a cotidiano dos alunos, explica o professor Alex Vieira dos Santos.

Por meio da utilização do MSN Messenger como base no aprendizado didático-pedagógico, o projeto O software de conversação MSN na educação de surdos, de autoria da professora Maura Zaurísia de Souza, tem como objetivo identificar e desenvolver as habilidades de leitura e escrita dos estudantes com deficiência auditiva. A tecnologia do Messenger, associada às técnicas de interação com surdos, explica a pedagoga, contribuem para a melhoria da comunicação e das práticas educativas, permitindo que os alunos aprendam não apenas a navegar pela Internet, mas também a exercitar sua participação em espaço de expressão de opiniões e ideias.

“Quando estava fazendo uma especialização, na Uesb, já trabalhava com alunos surdos, por meio do NTE. Estava tão empolgada que resolvi fazer minha monografia sobre eles. Depois, fui convidada para fazer oficinas na própria universidade sobre o tema. Está sendo tudo muito gratificante”, comemora professora Maura de Souza.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário