EBDA apresenta na Expobonfim programas para a agricultura familiar

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Com um estande institucional se tornou um dos mais visitados, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, EBDA, vinculada à Secretaria da Agricultura, participou da 26ª Exposição Agropecuária Regional de Senhor do Bonfim, a “Expobonfim”, encerrada neste domingo, (17/07/2011), demonstrando os múltiplos serviços e produtos trabalhados pela empresa. Os visitantes conheceram os principais projetos, programas, tecnologias e os serviços voltados para o desenvolvimento agropecuário, na região e para o fortalecimento da agricultura familiar.

“O estande da EBDA retratou a realidade da agropecuária regional. A Seagri participa também disponibilizando sua equipe técnica e na inspeção sanitária”, destacou o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Raimundo Sampaio, que representou o secretário da Agricultura, Eduardo Sales, durante a solenidade de abertura oficial do evento.

Também estiveram presentes na abertura o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Carlos Brasileiro; o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro; o diretor de pecuária da EBDA, Marcelo da Paz; gerentes regionais da EBDA; presidentes de associações e sindicatos; prefeitos; representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e de agentes financeiros, além de produtores.

A Expobonfim, que abriga a terceira maior exposição da raça ovina Dorper, na Bahia, envolveu aproximadamente 600 agricultores familiares e criadores de 11 municípios dos territórios Sisal e Piemonte Norte do Itapicuru – onde fica localizado Senhor do Bonfim. “A Bahia é o maior produtor de caprinos do país e o segundo maior em criação de ovinos, e isto nos faz responsáveis em apoiar, incondicionalmente, a caprinovinocultura no Estado, com um novo olhar, onde a tradição dos agricultores familiares seja fortalecida com tecnologias que aumentem as suas condições produtivas”, enfatizou o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles.

No Território Piemonte Norte do Itapicuru, a Ovinocultura se constitui em um dos mais fortes elementos na composição de renda dos agricultores familiares e ainda contribui na inclusão social das unidades familiares. Segundo o técnico da empresa, José Herculano Rocha Ribeiro, “as ações e programas do governo estadual vêm se fortalecendo e dando suporte ao desenvolvimento da atividade, na região”.

No estande institucional, a EBDA apresentou programas como Sisal, Programa Sertão Produtivo, Programa de Apicultura. Os técnicos da gerência regional da empresa ficaram de plantão durante todo o evento, prestando assessoria aos agricultores familiares e visitantes, sobre as ações desenvolvidas pela empresa, na região, além de distribuir material informativo sobre diversas culturas.

Segundo o gerente regional da EBDA em Senhor do Bonfim, Ailton Cézar Gonçalves, o estande foi montado para, inclusive, disponibilizar uma oficina durante a exposição que abordou o sistema de plantio de diversas culturas importantes para o agricultor como o milho, a palma, a alfafa, entre outras. “Com dedicação e esforço vamos elevar o conhecimento do agricultor e mudar a agricultura familiar na região”, destaca Gonçalves.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108872 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]