Feira de Santana: Durante visita de Lula, deputado Zé Neto anuncia vinda da UFRB para Feira de Santana e prefeito Tarcízio Pimenta avalia positivamente evento

Ex-presidente Lula durante visita ao Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana.
Ex-presidente Lula durante visita ao Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana.
Ex-presidente Lula durante visita ao Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana.
Ex-presidente Lula durante visita ao Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana.

Deputado estadual Zé Neto (PT-BA) lembra que Lula ajudou a construir o Hospital Estadual da Criança e que o senador Walter Pinheiro (deputado federal à época), ao lado do governador Jaques Wagner foram grandes mentores da unidade de saúde. “Não tenho dúvida de que nós estamos num momento muito feliz. Lula vem cumprir uma promessa já feita. Em outra oportunidade, por causa do mau tempo, acabou não acontecendo a visita. Ele agora veio e trouxe o ministro Dulce. O governador Wagner veio conhecer o hospital funcionando, porque já visitou as instalações da unidade antes de inaugurar. Foram feitas algumas melhorias no Hospital da Criança e vamos melhorar ainda mais”.

Segundo Zé Neto, o serviço de oncologia deve ser implantado em breve, assim como deverá ser feito outros investimentos na informatização da unidade. “Quem entra nesse hospital sai com outra ideia. O Hospital da Criança funciona com 26 leitos de UTI e 140 leitos no seu total. Pessoas estão sendo atendidas com dignidade, respeito e eficiência. Obviamente nós temos muito o que fazer, porque queremos que esse hospital seja o segundo melhor do Brasil. Ele já é o segundo no Nordeste.”.

O deputado deu em primeira mão a notícia que vem para Feira de Santana um Campus avançado da Universidade Federal da Bahia, com cursos na área de saúde. “Está tudo quase montado, tudo fechado. Conversamos com Walter Pinheiro que tem tratado diretamente do assunto com o ministro da Educação e o governador Wagner. São conversas muito objetivas e avançadas, para que tenhamos a condição de dizer que Feira de Santana terá um campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e com cursos na área de saúde”, informa.

Quanto ao regresso do ex-presidente Lula, Zé Neto faz suspense. “Por enquanto só veio cumprir uma agenda que era algo prometido. Ele disse que viria e cumpriu. É muito emocionante recebê-lo. Lula é uma figura que eu vi de perto, conheço de perto e a forma com que ele trata as pessoas, os seres humanos, e a maneira como é recebido pelos mais carentes”.

Tarcízio Pimenta avalia visita

Prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, avalia positivamente a visita do ex-presidente Lula às instalações do Hospital Estadual da Criança. “Acho que é importante. Foi no governo dele que se instituiu essa obra, e temos que reconhecer o trabalho que foi feito. Este hospital é muito importante para a cidade e toda região, porque de uma forma ou de outra se tem o conhecimento sobre o funcionamento da unidade hospitalar e da necessidade de expandir cada dia mais o serviços ofertados”.

Na condição de médico, Tarcízio diz ter ficado surpreso com o quantitativo de pacientes internados e o nível de patologias que o hospital está recebendo. “Não são patologias simples. São patologias que têm certa complexidade, pacientes que em tese teriam dificuldade de internação em outras unidades hospitalares. O nível dos equipamentos e de assistência médica que o hospital proporciona para esses pacientes é excelente”, observa.

Saiba + sobre visita

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Feira de Santana, na tarde desta quarta-feira (20), em companhia do governador do Estado, Jaques Wagner, e secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, para conhecer as instalações do Hospital Estadual da Criança, inaugurado em agosto de 2010. Lula foi recebido pelo prefeito Tarcízio Pimenta e a primeira-dama e deputada estadual Graça Pimenta.

O Hospital da Criança funciona com 108 leitos de internamento, além dos 37 leitos para emergências. Após visitar a unidade, Lula destacou a importância do equipamento para a comunidade.

“É com grande prazer que estou retornando à Bahia para conhecer algo que deve servir de orgulho para o povo baiano, especialmente para o povo de Feira de Santana. O Hospital da Criança é um equipamento de alta complexidade que está garantindo assistência médica de qualidade à população infantil desta região”, destacou o ex-presidente.

O prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou a importância do Hospital para a comunidade feirense. “Estou acompanhando esta visita como prefeito e principalmente como médico e percebemos que a unidade está em pleno funcionamento com um grande número de pacientes internados com patologias crônicas, isso significa que Feira dispõe de bons serviços na área de saúde”, avaliou o prefeito.

O governador Jaques Wagner destacou o quadro de funcionários, a exemplo de médicos e enfermeiros, que prestam atendimentos às crianças. “Esta unidade é uma grande obra de excelência e única na Bahia. A equipe com profissionais em várias especialidades trabalha com orgulho e dedicação aos pacientes”, observou.

Fizeram parte da comitiva a primeira dama do Estado, Fátima Mendonça; senador Walter Pinheiro e o deputado estadual José Neto. Também presente o secretário municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas.

Deputado José Cerqueira Neto (Zé neto (PT-BA) e o ex-presidente Lul durante visita ao Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, ocorrida nesta quarta-feira (20/07/2011).
Deputado José Cerqueira Neto (Zé neto (PT-BA) e o ex-presidente Lula durante visita ao Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, ocorrida nesta quarta-feira (20/07/2011).
Durante visita de Lula, deputado Zé Neto anuncia vinda da UFBA para Feira de Santana e prefeito Tarcízio Pimenta avalia positivamente evento.
Ex-presidente Lula e Tarcízio Pimenta, prefeito de Feira de Santana, durante visita ao Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, ocorrida nesta quarta-feira (20/07/2011).
Sobre Carlos Augusto 9506 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).