Deputada Graça Pimenta sugere melhoria para Hospital Aristides Maltez

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A Comissão de Saúde e Saneamento, da Assembleia Legislativa (AL), visitou o Hospital Aristides Maltez (HAM), instituição filantrópica da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), na manhã desta terça-feira (05/07/2011). A deputada estadual Graça Pimenta (PR), vice-presidente da comissão, tomou conhecimento de alguns problemas enfrentados pela unidade hospitalar através do presidente da LBCC, Aristides Maltez Filho.

Conforme a presidência da organização, 60% dos pacientes atendidos no HAM são do interior baiano. Aristides Maltez Filho informou ainda que “no momento, o único recurso destinado pelo Estado ao hospital vem da Secretaria da Fazenda, através do projeto ‘Sua Nota é um Show’”. O presidente declarou também que tem tido dificuldades em acessar os recursos enviados pelo Ministério da Saúde através da Prefeitura Municipal de Salvador.

Diante dos fatos, Graça Pimenta declarou que uma parceria entre a instituição e o governo estadual poderia sanar os problemas. “Como a maioria dos pacientes atendidos no HAM vêm do interior baiano, o ideal é que haja uma parceria maior entre o governo do Estado e a instituição. O município, sozinho, não tem condições de manter um hospital deste porte”, declarou a parlamentar.

De acordo com os dados apresentados durante a visita, o HAM possui um déficit mensal de 254 mil reais, o que representa mais de 3 milhões ao ano. Os dados demonstraram também que o hospital continua em funcionamento por conta das doações feitas pela população e por instituições privadas.

O HAM é o único hospital público especializado em câncer da Bahia que oferece atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (Sus). Entre os serviços ofertados pela unidade hospitalar estão o de oncopediatria e o de cirurgia de cabeça e pescoço.

Presentes no encontro, os diretores do HAM, Humberto Luciano Souza e Celeste Oliveira, apresentaram as dependências do hospital aos parlamentares. A deputada Graça Pimenta demonstrou estar à disposição do presidente da LBCC para buscar melhorias junto ao governo do Estado.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111182 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]