Deputada Graça Pimenta cobra maior combate a dengue. Bahia está entre os estados com maior incidência de casos

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O número de mortes por dengue no Brasil no primeiro semestre deste ano sofreu uma redução significativa em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério da Saúde. Porém, a Bahia, mesmo apresentando redução no número de notificações, continua entre os estados com maior incidência de casos. A deputada estadual Graça Pimenta (PR) reforça o alerta à população sobre os cuidados com o mosquito Aedes Aegypti.

“Da primeira semana de janeiro até o dia 12 de junho deste ano, a DIVEP (Divisão de Vigilância Epidemiológica) notificou 34.620 casos de dengue no Estado. No mesmo período de 2010 registraram-se 43.328 casos, correspondendo a uma redução de 20,1%. Mesmo assim a Bahia continua entre os estados com maior número de casos. Portanto, não podemos descuidar; precisamos continuar executando as ações necessárias para reduzir cada vez mais o número de casos, pois existem vários tipos de vírus circulando e inúmeras pessoas suscetíveis”, declara Graça Pimenta.

A parlamentar está preocupada com o fato de que as regiões Nordeste e Sudeste concentram o maior número de mortes confirmadas. A Bahia está entre os estados com maior incidência de casos, assim como os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Amazonas. Este ano, duas pessoas morreram vítimas da doença em Salvador e, até o mês passado, 374 municípios notificaram casos de dengue, dentre eles Feira de Santana, Barreiras, Irecê, Porto Seguro, Ilhéus, São Gabriel, Jussara, Eunápolis e Jequié.

O Ministério da Saúde criou no início deste mês um grupo de trabalho para elaborar um plano de ação para acompanhar o processo de desenvolvimento, produção e implantação da vacina contra a dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O grupo também será responsável, em conjunto com especialistas, pela definição de estratégias de vacinação, bem como a avaliação de seu impacto e monitoramento de eventuais efeitos adversos. O plano de ação deverá ser apresentado num prazo de seis meses.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121617 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.