Concurso vai premiar o melhor guaraná da Bahia

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Maior produtor de guaraná do País, a Bahia terá, a exemplo do que já acontece com o café, um concurso para escolher o melhor guaraná do Estado. O certame será lançado no município de Taperoá, durante a ExpoInter Guaraná 2011, evento que acontecerá nos dias 18 a 20 de novembro deste ano. “Nós queremos elevar a qualidade do guaraná, e esse é um dos objetivos do concurso que, com certeza, vai estimular os agricultores a aperfeiçoar os métodos de produção”, disse o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles. A primeira edição do concurso deverá acontecer em 2012.

A decisão de realizar o concurso foi tomada durante reunião do secretário com o executivo da Câmara Setorial do Guaraná, Gerval Teófilo, que é secretário de Agricultura de Taperoá, e com o vice-prefeito do município, Norival Vieira, da qual participaram a diretora de planejamento, Daniella Magalhães, e o presidente da Câmara de Vereadores de Taperoá, Derivaldo marques.

Empolgado com a idéia do concurso, Gerval Teófilo afirmou que o guaraná de Taperoá tem tudo para se tornar um dos melhores do mundo. “Enfrentamos dificuldades para beneficiar o produto, mas estamos buscando alternativas para definir um padrão de beneficiamento e aumentar a qualidade do produto”.

FESTA E TRABALHO

A ExpoInter Guaraná acontece no período em que se inicia a safra do guaraná na região e coincide com os festejos em comemoração ao aniversário de 450 anos de Taperoá. Mas, destaca Gerval, “a programação não será apenas festiva. Vamos realizar também um Dia do Campo do Guaraná, viabilizando treinamento para os produtores, mostrando a eles as modernas técnicas de cultivo e de beneficiamento do guaraná”.

O treinamento e capacitação serão ministrados por especialistas da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, EBDA, e da Ceplac, que vão preparar um grupo de técnicos da região para que eles atuem como multiplicadores na cadeia produtiva.

Para se conhecer a situação real dos 12 municípios do Território do Baixo Sul que produzem guaraná, a Câmara Setorial do Guaraná solicitou à Secretaria da Agricultura que a região seja georreferenciada, levantamento que poderá ser feito pela EBDA, em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, Adab.

Guaraná em números

O Brasil é o único produtor comercial de guaraná do mundo. A Bahia teve 6.659 hectares plantados para a safra 2010/2011, e deve chegar a 6.661 hectares plantados em 201/2012, com produção de aproximadamente 2.265 toneladas, segundo o IBGE. No ranking nacional, a Bahia ocupa a primeira posição, ficando à frente do Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre.

O guaraná é cultivado principalmente na região da Costa do Dendê, no Baixo Sul do Estado, com destaque para o município de Taperoá, onde o cultivo é feito numa área superior a 6 mil hectares, empregando mais de 3,5 mil produtores familiares, distribuídos em mais de 2,5 mil pequenas propriedades rurais. A produção média de 3 mil toneladas de grãos por ano. Além de Taperoá, os municípios de Ituberá, Camamu, Valença, Nilo Peçanha e Una também são fortes produtores.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108701 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]