Conceição da Feira completa 85 anos neste sábado (23/07//2014)

Conceição da Feira. Atividades marcam 'Dia Internacional da Mulher'.
Conceição da Feira. Atividades marcam 'Dia Internacional da Mulher'.

Conceição da Feira completa 85 anos de emancipação.
Conceição da Feira completa 85 anos de emancipação.

Localizada a cerca de 120 quilômetros de Salvador, a cidade de Conceição da Feira foi tema de moção apresentada pela deputada estadual Graça Pimenta (PR) na Assembleia Legislativa (AL). No documento, a parlamentar se congratula com o município por conta da passagem dos seus 85 anos de emancipação, comemorados neste sábado (23/07/2011).

“Neste momento tão importante, parabenizo o município de Conceição da Feira e a sua população, desejando-lhes, acima de tudo, progresso”, declara Graça Pimenta.

A história do território onde hoje está o município começou no século XVII, quando colonizadores fixaram morada no local. Em 1675, o coronel Manuel de Araújo Aragão Correia edificou, em suas terras, a capela de Nossa Senhora da Conceição. Neste período, a localidade pertencia ao município de Cachoeira.
No ano de 1830, Manuel Fernandes da Costa e sua mulher, Florinda de São José, edificaram outra capela em homenagem a mesma santa da primeira igrejinha. A nova capela foi erguida no entroncamento das estradas reais do Sertão e do Nordeste.

Conforme Graça Pimenta, “dados históricos dão conta de que o território de construção da segunda capela também foi escolhido por conta das nascentes d’água existentes no local”. Com o tempo, a região ao redor da nova edificação tornou-se ponto de parada dos tropeiros, dando origem a feira livre e ao comércio da localidade.

Em seguida formou-se o arraial de Nossa Senhora da Conceição Nova da Feira. Em 1847, o arraial passou a ser a freguesia de Nossa Senhora da Conceição. No dia 23 de julho de 1926, criou-se o município de Conceição da Feira, nome que homenageia a santa local e a feira que originou a cidade, desmembrando a localidade de Cachoeira.

Graça Pimenta citou também um dos atrativos turísticos da cidade. “Em seu território, o município possui a serra do Putuma, ponto de partida para a prática de esportes radicais, como o voo livre. O local atrai pilotos de asa delta e parapente de todo o país”, frisa a parlamentar.

A produção avícola é um dos componentes que movimentam a economia local. Por conta de sua riqueza cultural, o município já abrigou as atividades da III Conferência Estadual de Cultura, realizada em 2009. Segundo o Censo 2010, a cidade possui 20.391 habitantes e área territorial de 162,892 Km².

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115173 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.