Comissão de Saúde da AL preocupada com crise no HGCA. Deputada Graça Pimenta cobra ações do governo estadual

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Parlamentares ligados a Feira de Santana e que são membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (AL) estão preocupados com a crise que se abate sobre o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). Médicos que atuam na Emergência Clínica e Cirúrgica do hospital entregaram uma carta à diretoria geral da unidade na quinta-feira (14/07/2011), onde sugerem o fechamento temporário da emergência do HGCA por conta da superlotação no local.

Conforme a vice-presidente da comissão da AL, Graça Pimenta (PR), a paralisação da emergência pode gerar transtornos na Rede Própria de Saúde de Feira de Santana. “As seis policlínicas feirenses já atendem por dia cerca de 250 pacientes de nossa cidade e de municípios da região, que muitas vezes nem são pactuadas com a Secretaria de Saúde feirense. Com o fechamento, mesmo temporário, da emergência do HGCA, as policlínicas também poderão ser superlotadas. O governo estadual tem que tomar providências antes que a situação se torne mais grave”, cobra a parlamentar.

No documento entregue no HGCA, os profissionais solicitaram ainda as ampliações do espaço físico, do número de aparelhos de suporte para pacientes graves e da quantidade de profissionais nos setores de emergência. O acréscimo do número de leitos na enfermaria e nas unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e semi-intensivo também foi solicitado pelos profissionais.

O presidente da comissão da AL, deputado José de Arimatéia, acredita que a ocasião requer empenho dos poderes públicos. “A situação é preocupante. O momento pede a união de forças dos governos municipal e estadual. Também é preciso estudar e ampliar o HGCA”, diz o parlamentar.

O secretário de Saúde de Feira de Santana, Getúlio Barbosa, está em Salvador, onde foi participar de uma reunião com o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla.

Leia +

Em Salvador, Deputado Zé Neto reúne-se com gestores da saúde em busca de soluções para crise que ocorre no município de Feira de Santana

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112836 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]