Ciclovias para quem?

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A imprensa tem divulgado um projeto de ampliação do arremedo de ciclovia que existe em Salvador. Mais um desastre urbano. Sem calçadas e com avenidas estreitas, as pretensas ciclovias, ociosas na sua capacidade de uso, tem roubado espaço ao pedestre e estreitado avenidas de alto fluxo de veículos, congestionando mais ainda – se isto é possível – a paralisada/congestionada Cidade do Salvador.

Ciclovias são necessárias, porém com um sério planejamento e obras que otimize o uso dos espaços urbanos. O que se vê é o oposto.

Roubaram a Orla de Salvador ao pedestre; interditaram uma pista de tráfego para nada ao longo de toda a Avenida da Orla, da Pituba até Itapuã.

O que se vê são raros ciclistas transitando, pois não há uma política de incentivo ao uso de bicicletas nem dotação de melhor infraestrutura para este importante meio de transporte.

E a Cidade se deteriora. No governo do Estado e na municipalidade o órgão mais funcional continua a ser a SEDUR – Secretaria de Deterioração Urbana.

Triste Bahia.

Sobre Juarez Duarte Bomfim 745 Artigos
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: [email protected]