Bibliotecárias da UEFS organizam obra sobre Ciência da Informação

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Fruto de coleta de dados e investigações, o livro Temas em Ciência da Informação, organizado pelas bibliotecárias Cacilda Saraiva Correia, Maria do Carmo Sá Barreto Ferreira e Rejane Maria Rosa Ribeiro, será lançado pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (Sisbi) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), no próximo dia 15 de julho de 2011. O evento será realizado às dez horas no hall da Biblioteca Central Julieta Carteado.

O livro tem como objetivo divulgar os trabalhos apresentados por servidores do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sisb) da Uefs em congressos, seminários e reuniões. A maioria dos textos traz como objeto de estudo a Biblioteca Central Julieta Carteado ou alguma das demais bibliotecas da Uefs. Três trabalhos contextualizam ambientes fora da Uefs.

A professora Marilene Lobo Abreu Barbosa, no prefácio do livro, destaca “a atualidade dos temas estudados e sua identidade com a vocação da própria universidade, um oásis de conhecimento encravado no sertão baiano”. Segundo Barbosa, “os bibliotecários da Uefs não se contentam em cumprir apenas a missão de uma biblioteca universitária, eles vão além, promovendo e incentivando a criação do hábito de leitura e de outras atitudes culturais e cidadãs, contribuindo para a formação de uma sociedade mais informada e culta”. Para a prefacista, há também o cuidado em preservar a cultura local e a integração do conhecimento popular com o saber acadêmico-científico. “Em suas entrelinhas, o livro deixa transparecer os valores, os princípios, as ideologias de crescimento, renovação e autonomia intelectual que movem a equipe da biblioteca Julieta Carteado e que, me arrisco a afirmar, confundem-se com os ideais da própria Uefs”, acrescenta a professora.

Na introdução do livro, destaca-se o desejo das organizadoras: “Esperamos que essa publicação venha ser um instrumento de incentivo para outros profissionais e também um recurso importante para as bibliotecas universitárias que desejem redefinir seus espaços e reestruturar seus serviços junto à comunidade onde atuam”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110053 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]