Baianos se mobilizam para a criação da Comissão Nacional da Verdade

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Membros do Comitê Baiano pela Verdade (CBV) estiveram reunidos em Salvador para definir qual a posição que o CBV defenderá sobre o andamento do projeto de lei que cria a Comissão Nacional da Verdade. A reunião aconteceu no auditório da Ação Social Arquidiocesana, no Garcia, na quinta-feira (28). A maioria presente decidiu pela aprovação do projeto do jeito que está e concentrar esforços na montagem da Comissão.

Compuseram a mesa o deputado federal Emiliano José (PT-BA); Joviniano Neto (presidente do grupo Tortura Nunca Mais); José Carlos Zanetti (da Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE); Ivan Braga (Centro de Estudos Victor Meyer); Luis Vinícius Airão (OAB-BA); Gilney Viana (secretário especial de Direitos Humanos); e Waldemar Oliveira (presidente do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente).

Emiliano ressaltou a importância de implantar a Comissão Nacional da Verdade, mas disse que ainda é preciso tomar pulso no Congresso nacional. “Se é verdade que o congresso apoia causas importantes, é verdade também que, quando entra em temas mais definidores de rumo, existe uma maioria de parlamentares conservadora de verdade. Temos um congresso que apoia, por exemplo, o Código Florestal, em minha opinião, um equívoco. A Casa é o que é. Infelizmente, muitos projetos não passam”.

O deputado acredita que, se a Comissão for implantado do jeito que está, haverá consequências sérias. “Do ponto de vista da conjuntura parlamentar, a Comissão não será aprovada. Os outros partidos, que são contra o projeto, também têm força. Sozinhos não temos como conseguir, e não podemos perder a chance histórica de ter a Comissão Nacional da Verdade”.

Ele disse que já andou conversando e consultando outras pessoas. “Fizemos uma reunião em São Paulo que reuniu um time de pensadores e militantes importantes na política, como o ex-ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi. Todos têm a visão de que é difícil aprovar o projeto. A ministra Maria do Rosário tem conversado bastante e tem a mesma opinião”.

Livro – Na mesma oportunidade, houve o lançamento do livro “Poemas (Quebrados) do Cárcere”, de Gilney Viana, membro da Secretaria de Direitos Humanos, ex-preso político e estimulador, de primeira hora, dos Comitês pela Verdade (convite abaixo).

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120717 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.