Bahia bate novo recorde na vacinação contra febre aftosa

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Com 98,01% do rebanho vacinado contra a febre aftosa, a Secretaria da Agricultura, através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) comemora, pela terceira vez consecutiva, mais um recorde de imunização das 10.791.221 cabeças existentes no Estado. O último número registrado pela Agência, em novembro do ano passado, apontou índice de 97,93% do gado vacinado e declarado. Ambos os índices estão bem acima dos 90% exigidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para estados livres de febre aftosa com vacinação.

Os destaques desta primeira etapa da campanha contra a febre aftosa em 2011 são as Coordenadorias Regionais de Irecê (99,75%), Itaberaba (99,49%), Itapetinga (99,41%), Miguel Calmon (99,23%), Salvador (99,22%) e Jequié (99%). As coordenadorias de Paulo Afonso, Itabuna, Barreiras e Teixeira de Freitas alcançaram índices vacinais acima de 98%. Já as regionais de Feira de Santana, Guanambi, Juazeiro, e Vitória da Conquista registraram patamares superiores a 97%, seguidos pelas Coordenadorias Regionais de Santa Maria da Vitória (96,68%) e Ribeira do Pombal (95,34%).

Na avaliação do Secretário da Agricultura, Eduardo Salles, os dados divulgados nesta terça-feira (19) pela Adab “traduzem a responsabilidade do criador e o compromisso do governo do Estado em desenvolver e fortalecer o patrimônio pecuário baiano, garantindo a sanidade do nosso rebanho e demais atividades agropecuárias”.

Dentre as medidas desenvolvidas para consolidar o aumento gradativo dos índices vacinais nos últimos três anos, a Seagri através da Adab tem promovido uma intensa reestruturação do sistema de atenção veterinária, principalmente do trânsito de animais e da vigilância ativa das propriedades, propiciando maior segurança aos serviços oferecidos ao produtor. “Governo do Estado e criadores já entendem a defesa agropecuária como uma política pública. Por isso as nossas atividades, aliadas ao processo de modernização da pecuária, estão consolidando resultados positivos e superando desafios do setor”, diz o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres. Ele testemunha que a Campanha Contra a Febre Aftosa na Bahia reflete o esforço conjunto de criadores, associações, sindicatos, governo estadual e Ministério da Agricultura dentro do Programa nacional contra a doença.

“Neste quesito temos que ressaltar ainda a importância do processo de informatização da Adab, que possibilitou solidez e segurança total nas informações da base cadastral”, diz o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal. Ele ressalta a implantação da Guia de Trânsito Animal (GTA) Eletrônica, a aquisição do Sistema de Defesa Agropecuária e a implantação do Sistema de Monitoramento Via Satélite (AdabSat) como fatores para garantia da qualidade das atividades dos técnicos da Adab no campo.

Para o Coordenador do programa contra a febre aftosa na Bahia, Antonio Maia, “os produtores de todo o Estado perceberam que o trabalho, realizado durante anos, tem retorno positivo e hoje contribuem com a Agência, fazendo parte deste processo de transformação de um agronegócio mais igualitário”.

Em consonância com a Seagri e com a Adab, a Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb) tem apoiado as ações de defesa. “Os criadores do Estado, estão atendendo de prontidão aos procedimentos da vacinação e declaração. Os intensos trabalhos em todo o território baiano promoveram medidas de conscientização dos produtores e as atividades de educação sanitária realizadas nos municípios também estão contribuindo positivamente para colocar a Bahia em posição de destaque no cenário agropecuário nacional”, avalia o presidente da instituição João Martins.

Outro aspecto fundamental para os índices crescentes de vacinação e declaração dos animais é o trabalho em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), através da Superintendência Federal da Agricultura. “Compartilhando ações, incentivando o aprimoramento das atividades de defesa para o alcance dos índices expressivos de vacinação dos animais na Bahia, também faz parte das nossas atribuições”, esclarece a Superintendente da SFA, Maria Delian Sodré, ressaltando a importância da parceria com a Seagri e Adab na realização de auditorias para harmonização de procedimentos de defesa referenciadas em todo o país.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108623 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]