Autor de ataques na Noruega vai ficar preso por oito semanas

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A Justiça da Noruega anunciou que Anders Behring Breivik, que confessou ter matado mais de 90 pessoas em dois ataques na sexta-feira (22/07/2011), foi acusado formalmente de atos de terrorismo e deve permanecer em prisão temporária pelas próximas oito semanas.

De acordo com o juiz Kim Heger, de Oslo, o acusado admitiu ter feito os ataques, mas se recusou a assumir responsabilidade criminal com o argumento de que as mortes eram necessárias para evitar que a Europa fosse dominada por muçulmanos.

O atirador admitiu que trabalhava em conjunto com “duas outras células” para combater a “dominação muçulmana”. A polícia investiga quem seriam os cúmplices de Andres Behring Breivik. A audiência de 40 minutos ocorreu sem presença do público ou da imprensa.

“O acusado fez declarações hoje que precisam ser investigadas, inclusive de que ‘há duas mais células em nossa organização'”, disse o juiz Kim Heger em pronunciamento à imprensa após a audiência. Breivik havia dito anteriormente que agia sozinho. “Apesar do fato de o acusado ter admitido os fatos ocorridos, ele não se declarou culpado”, acrescentou.

Foi determinado ainda que Breivik deve permanecer nas próximas quatro semanas, até 22 de agosto, em completo isolamento para evitar o risco de perda de provas e por causa da “extensão e ao caráter” do caso. Durante esse período, o acusado não terá acesso a cartas, jornais ou visitas.

No Sul da França, a polícia fez buscas na casa do pai de Breivik, Jens Breivik, mas não comentou sobre a operação. Acredita-se que os dois não mantivessem contato havia anos.

Dilma envia mensagem de solidariedade ao primeiro-ministro da Noruega

A presidenta Dilma Rousseff enviou hoje (22) uma mensagem de solidariedade ao primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, em razão dos atentados que deixaram pelo menos 30 mortos no país nórdico.

“Foi com profunda consternação que recebi a notícia dos atentados ocorridos hoje, 22 de julho, na Noruega. Gostaria de estender, em nome do governo e do povo brasileiros, nossos sinceros sentimentos de pesar e solidariedade ao Reino da Noruega e às famílias das vítimas”, disse, em nota, a presidenta.

Pela manhã, um atentado a bomba atingiu vários prédios governamentais em Oslo, deixando pelo menos sete mortos e 15 feridos. Pouco depois, um homem vestido de policial abriu fogo contra os participantes de um encontro de jovens do Partido Trabalhista em uma ilha próxima de Oslo. O número de vítimas pode chegar a 30.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111072 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]