Ângelo Almeida, Eremita Mota e Zé Curuca, vereadores em Feira de Santana apresentam proposições e realizam avaliação do panorama político

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

“Devido ao desenvolvimento, Humildes já é uma cidade”, afirma Zé Curuca”

O vereador José Marques Messias – Zé Curuca (PSDB), em entrevista à Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Feira de Santana (Ascom), destacou sua alegria e satisfação por nascer, crescer, morar e, sobretudo, contribuir para o progresso do distrito de Humildes, no Legislativo feirense. Na oportunidade, o edil avaliou o mandato dele e as administrações estadual e municipal.

No tocante a Humildes, Zé Curuca afirmou que essa região da zona rural, por conta das intervenções dele, o bom senso e o compromisso do prefeito Tarcízio Pimenta, o distrito está em constante desenvolvimento, mediante um conjunto de ações que, segundo ele, estão mudando o padrão de vida da população.

Investimentos

Dentre as melhorias em Humildes, enfatizadas pelo vereador: instalação de Policlínica 24 horas e de Postos de Saúde da Família, reformas de mais de dez escolas da rede pública municipal; implantação de internet gratuita; ampliação do efetivo policial e aquisição de novas viaturas; construção do Parque da Criança Vitória Brandão; extensão das redes de energia elétrica e de água tratada; instalação de um posto avançado do Bradesco e de uma casa lotérica; construção de Casas de Farinha nas comunidades de Campestre e Rosário; pavimentação asfáltica de vias públicas, em especial, as ruas Cônego Olímpio e Capitão Costa.

O legislador salientou ainda que o distrito foi contemplado com o novo pacote de obras do Governo do Município, através da recuperação total da praça e a pavimentação das ruas Canto da Paz, Elinho, primeira travessa da rua Elinho, Teles, São Francisco, Ipanema, travessa Santo Antônio e Sítio Novo. Na sequência, Zé Curuca mencionou a evolução do São Pedro de Humildes, enfatizando a organização, segurança, qualidade das atrações artísticas e aumento expressivo do público no evento.

Acrescentou também que, além do comércio, a região vem se destacando no setor industrial e agropecuário. Para ele, em virtude da extensão territorial, número de habitantes e importância sócio-econômica e cultural, o distrito de Humildes “já pode ser considerado uma cidade”.

Mandato de vereador

Ele classificou o mandato como muito bom e ressaltou que a experiência política se adquire no dia-a-dia, em vista disso, fará o que for preciso para continuar crescendo politicamente, a fim de corresponder com as expectativas, principalmente das comunidades que representa. “Eu tenho certeza que o povo reconhecerá o nosso mandato e dará a minha reeleição em 2012”, profetizou.

Para o próximo semestre, Zé Curuca declarou que encaminhará indicações, requerimentos e projetos com grande alcance social. Ele informou que o bairro Limoeiro será uma das áreas de atuação. Garantiu que, junto ao Governo Municipal, vai reivindicar ampliação da rede de água, revitalização de praças e ruas, além da construção de um parque infantil para comunidade. No que tange a Humildes, o legislador disse que pretende trabalhar com afinco para conseguir mais dois postos bancários (Banco do Brasil e Banco Itaú).

Zé Curuca afirmou que continuará no PSDB. “O Partido da Social Democracia Brasileira é um partido bom, forte, que eu respeito muito, onde me deu espaço, abrindo as portas para mim”, declarou, tecendo elogios aos membros do PSDB, em Feira de Santana: Sandro Ricardo (presidente), Antônio Carlos Dias Almeida (secretário) e Humberto Cedraz.

Governo do Estado

Questionado sobre a atuação do Governo Estadual, o vereador disse que a administração de Jaques Wagner está sendo “péssima” para Humildes. De acordo com o edil, são precárias as condições atuais da BA 513, estrada que sai da BR 324 e dá acesso ao distrito. Zé Curuca ressaltou que desde o primeiro dia do mandato dele vem reivindicando, sem êxito, a pavimentação asfáltica da via. “O Governo do Estado, em Humildes, não tem feito nada, não construiu uma escola, não há um tijolo, um benefício que possa associar ao Governo Estadual”, declarou, acrescentando que a administração petista não tem respeito pela comunidade do distrito.

Valorização da mulher no cenário político será foco de Eremita

A vereadora Eremita Mota (PP,) em entrevista à Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Feira de Santana (Ascom), afirmou que pretende lutar pela participação feminina na vida pública. Para ela, as mulheres precisam ter uma presença mais contundente, sobretudo no Legislativo feirense para imprimir sua marca na política. A atual legislatura da Casa da Cidadania conta apenas com três mulheres, sendo que uma delas esta licenciada.

Ainda com relação ao sexo feminino, Eremita destacou uma lei de sua autoria que determina que as novas unidades habitacionais a serem construídas em Feira de Santana devem ser reservadas no mínimo 20% de cada empreendimento em benefício da mulher trabalhadora no mercado formal ou informal.

No tocante a gestão do presidente da Casa Legislativa, Antônio Francisco Neto – Ribeiro (DEM), a edil declarou estar satisfeita com a atuação do vereador. “Ele é muito atencioso, respeita os pares e faz o que for possível para trabalhar bem”, parabenizou.

Na oportunidade, Eremita também teceu elogios ao Governo do Município, enfatizando a postura e as ações de grande alcance social do chefe do Executivo. Na área da educação, por exemplo, a legisladora salientou que, além de investimentos em fardamentos e materiais, o prefeito Tarcízio Pimenta reformou várias escolas que se encontravam em estado precário. “Tenho andado nos bairros e vejo a satisfação dos pais com relação às instituições de ensino da rede pública municipal”, afirmou.

No tocante a permanência dela no Partido Progressista para concorrer a reeleição em 2012, a vereadora disse que ainda está indecisa e que aguardará mudanças, sobretudo na comunicação interna do PP. Segundo Eremita, a direção do partido, em Feira de Santana, não tem realizado reuniões com os membros. “Hoje fico prejudicada se eu permanecer no PP. Provavelmente irei migrar ou esperar uma situação que possa apontar se o partido vai melhorar ou ficar do mesmo jeito”.

Eremita é professora. Está exercendo pela segunda vez o mandato de vereadora. Já foi diretora de escolas da rede estadual de ensino, chefe da Divisão de Ensino do 1° Grau, da Secretaria Municipal de Educação e Chefe da Divisão Família/Idoso, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A parlamentar atende no gabinete de nº 205, no prédio anexo da Câmara.

Angelo Almeida vai manter luta pela revisão do Plano Diretor Urbano de Feira

O vereador Angelo Almeida (PT) seguirá, na segunda etapa do período legislativo, com uma forte atuação voltada para a discussão e aprovação do Plano Diretor Urbano de Feira de Santana e o cumprimento do que preconiza o Estatuto das Cidades. O PDU é uma das suas prioridades, desde que iniciou o seu mandato na Câmara Municipal.

Na segunda-feira (18), o vereador petista realizou um seminário sobre os 10 anos do Estatuto das Cidades, comemorados este mês de julho. O evento lotou o teatro da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), com representantes de diversas entidades. Especialistas em urbanismo participaram do encontro.

Foi bastante discutido no evento o fato de que Feira de Santana ainda não revisou o seu Plano Diretor, embora o prazo estabelecido em lei tenha vencido no dia 10 de julho, para todos os municípios brasileiros. Ele reproduz alerta feito pela professora de Urbanismo da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Adriana Lima, de que os prefeitos que negligenciaram essa obrigação podem ser processados por improbidade administrativa. Disse que deve levar o caso de Feira de Santana ao Ministério Público.

Segundo o petista, nos próximos meses deverá promover mais um seminário como continuação deste primeiro. A discussão do novo encontro deverá focar o Plano Nacional de Saneamento Básico, cujo projeto está em tramitação no Congresso Nacional. O assunto é relacionado ao Plano Diretor. Feira de Santana ainda não fez a revisão do seu Plano Diretor e se encontra irregular perante a legislação, adverte o vereador.

O debate sobre o saneamento básico é oportuno tendo em vista os investimentos federais na ampliação da rede de esgotamento sanitário de Feira de Santana proporcionados pelo PAC. Angelo Almeida observa que o Município vai ter uma cobertura superior a 90% em esgoto, praticamente triplicando o percentual hoje registrado.

PROJETOS DE LEI

Durante o 1º semestre legislativo, o vereador Angelo Almeida teve seis projetos aprovados no plenário da Câmara. Um número significativo, considerando-se que ele faz parte da bancada de oposição. Sua principal preocupação nessas matérias são as crianças e adolescentes. Um dos projetos determina que os órfãos menores de idade, acolhidos em abrigos e orfanatos locais, terão prioridade nas instituições de ensino da rede pública municipal, na matrícula em cursos profissionalizantes e garantia em ações afirmativas do Governo destinadas às crianças e adolescentes.

Em outra proposta do vereador, aprovada pela Casa da Cidadania, a obrigatoriedade da fixação, nos veículos do transporte coletivo local, de placas informativas com conteúdo que possa alertar a comunidade para ações que venham a desrespeitar os direitos dos menores de idade. As mensagens devem ser sugeridas pelo Conselho Municipal da Criança e Adolescente.

Também de autoria de Angelo Almeida, um projeto de lei aprovado obriga as construtoras a dotar os prédios, a partir de quatro andares, de equipamento coletor de óleo de cozinha, visando a reciclagem do produto. Atualmente, o material, de elevado teor poluente, é destinado de forma aleatória, em muitos casos, diretamente à rede de esgoto.

AVALIAÇÃO DA MESA

Para o vereador do Partido dos Trabalhadores, o presidente da Câmara, Antônio Francisco Neto, o Ribeiro, faz uma gestão que merece aplausos, à frente da Mesa Diretora. “Do ponto de vista político, em que pesem as diferenças que temos, já que ele é aliado do Governo Municipal, ao qual fazemos oposição, faz um esforço enorme para evitar que essas diferenças possam influenciar em sua conduta diante da nossa bancada”, observa.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113800 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]