A China vai investir US$ 9 bilhões no Brasil em 2011

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A maioria desse investimento será destinada à indústria de alta tecnologia, foi o que declarou o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira, ao jornal China Daily, dessa terça-feira.

Segundo Teixeira, o Brasil exporta principalmente matérias-primas para a China. O objetivo agora seria o de diversificar suas exportações incluindo outros produtos de maior valor agregado. Também segundo o secretário, o Brasil pediu para as empresas chinesas de investirem em setores diferentes das matérias-primas para reequilibrar a economia do país. Teixeira indicou ao China Daily que, para investir na agricultura, as empresas estrangeiras a partir de agora vão ter que encontrar parceiros locais.

A China foi o principal parceiro comercial e primeiro investidor estrangeiro no Brasil em 2010. Segundo o China Daily, no ano passado, os investimentos no país chegaram a 17 bilhões de dólares. O jornal não dá detalhes sobre a repartição dessa soma. Mas segundo levantamento do Bradesco citado pelo jornal chinês, dos 12,67 bilhões investidos pela China no Brasil em 2009, 45% foram em energia, 20% na agricultura, 20% em minas e 10% na siderurgia.

Em sua visita ao Brasil em maio desse ano, o ministro chinês do comércio, Chen Deming, se interessou por investimentos do plano brasileiro de modernização de infra-estruturas.

Os fornecedores chineses de equipamentos de telecomunicação Huawei e ZTE fizeram importantes investimentos no Brasil nesses últimos anos, diz ainda o China Daily. O jornal explica que precisa que a ZTE criou um parque industrial em Hortolândia, em São Paulo.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109896 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]