A Bahia é o estado com maior número de casos de violência contra homossexuais

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A violência contra homossexuais tornou-se algo constante. No Brasil a intolerância com gays chega a ser assustador, levando o país a ter o maior número de crimes com relação ao mundo. De acordo com pesquisa, o Estado da Bahia lidera o ranking, vindo depois Alagoas e São Paulo.

Isaac Matos (24 anos), estudante de psicologia, foi assassinado a facadas em seu apartamento, na orla de Salvador, esta semana. Não foi identificado no local sinal se arrombamento, mas o suspeito levou dois computadores e uma mochila com dinheiro.

No mês de maio deste ano, o professor Elísio dos Santos (46 anos), também foi morto dentro de casa na região do subúrbio ferroviário, uma das localidades mais violentas da capital baiana.

O número de homicídios envolvendo homossexuais na Bahia é alarmante e pulou de 18 casos em 2007 para 29 em 2010. Este ano, 11 homossexuais já foram assassinados, mantendo o Estado há quatro anos no primeiro lugar no país em crimes contra gays e lésbicas.

“A Bahia é um estado tão alegre e tão receptivo para as diferenças de cor e raça, mas ao mesmo tempo tão intolerante. A violência generalizada no Brasil e no estado não se justificam, e também a impunidade”, afirma Luiz Mott, representante do Grupo Gay da Bahia.

Segundo o antropólogo Osvaldo Fernandez, pesquisador de crimes contra homossexuais, os assassinos agem movidos principalmente pelo preconceito. “Homofobia, como uma patologia coletiva e preconceito social, permite conceber que, mesmo um furto ou latrocínio, sejam movidos por valores de ódio, discriminação e estigmatização da vítima”, opina o antropólogo.

*Com informação: Bom Dia Brasil

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121876 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.